Saiba a verdadeira resistência de uma teia de aranha

Saiba a verdadeira resistência de uma teia de aranha

O que é uma teia de aranha

Uma teia de aranha é uma armação de fios de seda extremamente finos criada por aranhas a partir de glândulas produtoras de uma fibra proteica excretada de suas fieiras. As teias de aranha existem pelo menos há cem milhões de anos, como atestado pela descoberta de âmbar da era do Cretáceo Inferior em Sussex, no sul da Inglaterra.

As teias possuem uma textura impregnante da seda e tem a finalidade de capturar suas presas, servindo de alimentos às aranhas. Porém, algumas espécies não são capazes de tecer fios e outras e não constroem teias para capturar presas. Especialistas na década de 2000 comprovaram que as teias possuem uma resistência maior de que um aço, são o material mais resistente do mundo, podendo até fazer parar um avião Boeing 747 em voo.

A resistência de uma teia de aranha não é apenas mero objeto de ficção científica. Um dos maiores super-heróis do cinema, o Homem-Aranha, consegue deslocar-se em alta velocidade pelas ruas de Nova York segurando-se apenas nos finíssimos fios que prendem dos edifícios. Os fios de proteínas, são cinco vezes mais fortes que fios de aço do mesmo diâmetro e podem ser esticados até quatro vezes o seu comprimento sem se romper.  A teia simples pode ser 35 vezes mais resistente que um nylon e extremamente flexíveis.

Quão difícil é?

Para obter uma teia de grande espessura seriam necessários quase 100.000 milhões de aranhas tecendo de uma só vez, também é muito difícil criar as aranhas em cativeiros, logo elas começariam a comer uma as outras.

A teia de aranha com maior resistência

A teia de aranha mais resistente do mundo seria as da aranha viúva negra, e está sendo objeto de estudo para cria-la artificialmente.

VEJA ESSES ARTIGOS TAMBÉM:

Deixe seu comentário

Clique aqui para deixar um comentário