Curiosidades Mundo Animal

Saiba o que acontece quando se joga sal nas lesmas

sal nas lesmas

As lesmas são moluscos gastrópodes da sub-ordem Stylommatophora, que andam sobre o abdômen e que possuem respiração cutânea. Distinguem-se dos restantes gastrópodes, em particular dos caracóis, pela inexistência de concha externa proeminente.

Seu corpo é formado por um manto, pé e cabeça com um par de tentáculos ópticos e um par de tentáculos sensoriais, ambos retrácteis. Algumas delas são muito sensíveis à desidratação e outras também sensíveis à luz.

lesma

As lesmas são seres hermafroditas. O seu tempo de maturidade sexual varia entre as várias espécies e pode ser até três anos.

O perigo do sal

Como dito anteriormente que elas são moluscos muito sensíveis a desidratação, o fato de se jogar sal pode matá-las, pois elas perdem água e desidratam. Esse efeito acontece devido à propriedade de higroscopia do cloreto de sódio, isto é, a capacidade deste composto de “atrair” a água. Então, como a pele da lesma não é estratificada, ocorre facilmente a osmose, mais conhecido como “derretimento” deste molusco.

nao-jogar-sal-na-lesma

Porque acontece essa desidratação?

O sal quando dissolvido na superfície da pele úmida do animal, forma uma solução salina, em que a água é o solvente e o sal é o soluto. Essa solução salina é muito mais concentrada em solutos (sais) do que a solução dos fluidos do corpo do animal. Assim, ocorre um fenômeno chamado de osmose, em que a água se desloca espontaneamente de uma solução mais concentrada em soluto para outra menos concentrada, até que essas soluções tenham a mesma concentração. Por isso, a lesma perde muita água e morre desidratada.

Mas, e porque quando colocamos sal na boca isso não ocorre. Por que o sal derrete rapidamente e nossas células o absorvem. A diferença é que a quantidade de sal que jogamos no corpo da lesma é muito maior do que a encontrada no organismo humano, causando o seu “derretimento” através da osmose, como informado. Ou seja, toda a água que existe no organismo da lesma é “puxado” pelo sal, através da higroscopia, causando a sua morte.

O fato de fazer essa maldade, gera um sofrimento desnecessário ao animal. Mesmo que eles sejam pequenos e não muito atrativos, eles são de grande importância para o equilíbrio do ecossistema.

FONTE: Wikipédia

REDES SOCIAIS