Saiba como se originou o chiclete

Chiclete, também conhecido como goma de mascar é um tipo de confeito que é fabricado para ser mastigado, mas não engolido, porém muitos acabam engolindo o chiclete. Tipicamente produzido a partir do látex de uma árvore denominada chicle, um produto natural, ou também a partir de uma borracha sintética denominada como poli-isobutileno, a mesma utilizada para fabricação de câmaras de ar de pneus de carros, bicicletas, motos, etc. Porém, as bases da goma são comumente misturadas com açúcares, corantes e outros temperos, os quais são liberados quando se está mastigando as gomas.

Origem do chiclete

A origem do chiclete e o hábito de mascá-lo é controversa. Alguns estudiosos acreditam que o costume de mascar a goma teria surgido entre os índios da Guatemala, já outros dizem que pode ter surgido entre os Maias, no México e, posteriormente a partir dos Astecas e também na Grécia antiga, onde era natural mastigar a resina de uma árvore para limpar os dentes e eliminar o mau hálito.

Veja como se deu a origem do desodorante

Já o chiclete, teria sido inventado por volta do ano de 1872, onde o americano Thomas Adams, um fotógrafo e inventor nova-iorquino que teria fabricado o primeiro lote de chicletes em forma de bola e aromatizados com extrato de alcaçuz.

chiclete

Após a Segunda Guerra Mundial, as resinas naturais foram trocadas por substâncias sintetizadas. Na década de 1960, começaram a surgir os primeiros chicletes sem açúcar. No Brasil, a fabricação e a venda do produto se iniciou em 1945, sendo Natal a primeira cidade brasileira a conhecer o chiclete, e usá-lo.

Proibido vender chiclete em Singapura

É expressamente proibido a comercialização de qualquer tipo de chicletes em Singapura, e quem violar essa lei pode até ser detido. A explicação é porque a cidade é extremamente limpa, no entanto, que no chão não se encontra uma sujeira, e como o chiclete em sua maioria é jogado ao chão, ele gruda de uma forma que é muito difícil retirá-lo, por isso essa lei foi criada. O turista que também for pego com chicletes pode levar uma multa e ser detido, ou também ser proibido de entrar no país.