Repor o sono no final de semana evita várias doenças

O trabalho árduo do dia a dia deixa qualquer um cansaço durante o final de semana. O difícil é ter ótimas noites de sono durante a semana, devido a agitação. Quando chega o final de semana ou algum feriado, a primeira coisa que vem a nossa mente é dormir por longas horas para se recuperar da semana exaustiva.

Foi comprovado cientificamente em um estudo elaborado pelo Laboratório do Sono da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos que o hábito de repor o sono pode fazer bem a quem sofre de diabetes.

repor-sono

Segundo estudos, esse hábito é super recomendado. Veja o porquê.

Estudiosos recrutaram 19 voluntários. Inicialmente, esse grupo ficava no laboratório dormindo em torno de oito horas e meia por noite, durante quatro dias consecutivamente.

Após um determinado tempo, eles retornavam ao laboratório para dormir apenas quatro horas e meia por noite por mais quatro dias seguidos.

Porém, após a segunda sessão de sono no laboratório, eles foram autorizados a dormir 9,7 horas por mais dois dias.

Na noite em que eles dormiram apenas 4 h e meia, os pesquisadores detectaram que enquanto a sensibilidade à insulina caiu 23%, o risco de diabetes subiu para 16% nesses homens. Quando eles puderam repor o sono perdido nos dois dias seguintes, os parâmetros voltaram ao normal.

Os pesquisadores consideram esses resultados bastante animadores, apesar de ainda ser um estudo muito recente e ter sido realizado em um curto prazo de tempo.

É importante não esquecer que já foi comprovado em outros estudos que pessoas que não dormem bem, ou tem privação de sono podem ter hábitos alimentares muito ruins, o que isso por si só já aumenta o risco de desenvolver diabetes. Além disso, a privação de sono está ligada ao aparecimento de outras doenças, como por exemplo o AVC.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

REDES SOCIAIS

Parceiro