Quem lê mais vive mais, segundo os estudos

Uma pesquisa da Universidade de Yale constatou que quem tem o hábito de ler vive muito mais do que quem não faz uma leitura sequer. Aquelas horas diárias que você passa lendo, pode ter certeza de que é um benefício para a sua vida e sua saúde.

O estudo foi realizado nos Estados Unidos ao longo de 12 anos e foi denominado de “Um capítulo por dia”. Nele foram analisados a relação entre a longevidade e os hábitos de leitura de 3.635 pessoas com mais de 50 anos.

Além dessa pesquisa, esse grupo também estava participando de uma outra pesquisa maior, a Health and Retirement Study, que desde 1990 tem investigado a saúde de americanos que passam dos 50 anos.

mulher-lendoNa pesquisa de “Um capítulo por dia”, os pesquisadores dividiram as 3.635 pessoas em um grupo de três, onde: os “não leitores” (aqueles que não tem hábito de ler), os “leitores” (aqueles que leem pelo menos por até três horas e meia na semana) e os “super leitores” (aqueles leitores mais assíduos, que leem mais de três horas e meia por semana).

Foi necessário que os participantes respondessem algumas perguntas bem simples, como, quanto tempo elas passavam lendo livros, revistas ou jornais por semana, dessa forma era possível definir os grupos de pesquisa.

Aí, após 12 anos, os cientistas compararam esses hábitos aos dados de saúde do Health and Retirement Study, e descobriram o seguinte: os não leitores haviam morrido mais cedo do que os leitores, e bem mais cedo do que os super leitores.

Aquele que tinha o hábito de ler até pelo menos 3h30 por semana, segundo o estudo, tinha 17% menos chances de morrer antes dos 62 anos do que quem não lia nada – e quem fazia parte do grupo dos super leitores tinha 23% menos chances de morrer antes dos 62.

O resultado foi geral, pois, não tinha nada a ver com classe social, gênero, problemas psicológicos e nem nível de educação.

Dentro dessa pesquisa, tem um detalhe muito importante, não adianta pegar uma revista ou um jornal qualquer é fazer uma leitura, pois foi descoberto que a longevidade não era tão grande quanto a dos super leitores de livros.

Então, para aqueles que já possuem o hábito da leitura, basta somente mantê-lo, já para aqueles que não leem nem um artigo, o interessante seria repensar sobre o assunto e tentar tomar gosto pela leitura, pois ela só tem a acrescentar em sua vida.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Curta nossa página

Parceiro

O Super Curioso