Por que sonhamos que estamos caindo e acordamos?

Por que sonhamos que estamos caindo e acordamos?

Se você já sonhou estar caindo da cama, ou de um abismo, então você faz parte dos 95% que também já tiveram ou ainda tem esse tipo de sonho. Normalmente as pessoas acordam assustadas, eu mesma, já cochilei e acordei assustada diversas vezes quando pensei estar caindo de um penhasco. Esse tipo de experiência as pessoas desconhecem suas causas.

Normalmente, nosso cérebro nos prega essa peça. Quando esse tipo de experiência ocorre, é quando estamos nos primeiros momentos do sono, que é o cochilo. Peritos da Unidade do Sono do Hospital de Madrid explicam que, é devido a uma estrutura bem específica, o sistema vestibular e o cinestésico, onde ambos nos permite manter o equilíbrio e conseguir fazer com que o nosso corpo fique relaxado.

Por que esse evento só acontece quando estamos dormindo?

Devido a um pequeno desequilíbrio entre os impulsos do sistema vestibular e o cinestésico, ou seja, nosso corpo está meio adormecido, então um turbilhão de informações repentinas faz com que dê erros entre os dois centros do nosso corpo, ocorrendo então esse desequilíbrio. É uma sensação breve, porém nos faz acordar assustados, com a impressão de que estávamos realmente caindo de algum lugar.

sonhando-que-esta-caindo

Este fenômeno também está relacionado a paralisia hipnagógica, ou mais convencionalmente chamada, paralisia do sono, que é uma condição caracterizada por uma paralisia temporária do corpo imediatamente após o despertar ou, com menos frequência, imediatamente antes de adormecer.

A paralisia do sono propriamente dita acontece a todas as pessoas sempre que dormem. O distúrbio começa quando a pessoa acorda e a paralisia do sono ainda está ativa. Essa é a condição estudada pela medicina do sono.

Para conseguir realmente tem um bom sono, é imprescindível descansar também o cérebro, longe de preocupações e coisas que nos tire o sono. Um bom banho e comidas leves também ajudam a ter um sono mais tranquilo, é não se esqueça de desligar o computador, pois esse tipo de ondas presentes em dispositivos eletrônicos tendem a estimular o nosso cérebro, impedindo assim de ter um sono tranquilo.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER