Por que sentimos choque quando batemos o cotovelo?

O cotovelo é a articulação entre o braço e o antebraço, na extremidade superior dos primatas (ou membro anterior dos restantes vertebrados tetrápodes).

É uma articulação complexa e liga apenas três ossos, o úmero à ulna e ao rádio. A ligação do úmero à ulna, na parte posterior e externa do braço, funciona como uma dobradiça; a ligação ao rádio, do lado interno, funciona como um pivot, permitindo a rotação do antebraço.

cotovelo

Essa sensação de choque, frio, calor, formigamento, pressão etc., são sensações cutâneas subjetivas denominada de Parestesias que são vivenciadas espontaneamente na ausência de estimulação. Podem ocorrer caso algum nervo sensorial seja atingido, seja por contato ou pelo rompimento das terminações nervosas.

Como isso ocorre?

O responsável por essa sensação de choque é o nervo ulnar, uma feixe de fibras nervosas onde fica muito exposto, sendo assim, é possível tocá-lo facilmente. Quando acontece a batida inevitável dessa região do cotovelo, acaba estimulando o nervo ulnar, consequentemente provocando uma descarga elétrica, que acaba gerando a informação falsa de dor.

De acordo com especialistas, ao estimular esse feixe nervoso, a sensação é transmitida ao cérebro e sentido como se fosse um choque aplicado na mesma região do antebraço e da mão, onde são distribuídas as fibras desse nervo.

FONTE (S): Mundo Estranho / Wikipédia

Curta nossa página

Parceiro

O Super Curioso