Por que sentimos arrepios quando estamos com medo?

Você já percebeu que quando um gato vê uma possível ameaça de um rival ele se arrepia todinho e fica grande? Então, para nós o efeito é o mesmo, pois quando sentimos medo ou ameaçados também arrepiamos. A ideia é a de que, quando ameaçado tente parecer maior que seu adversário, porém as pessoas não possuem tantos pêlos quanto os gatos.

Arrepios também ocorrem quando sentimos frio, somos surpreendidos, sentimos uma emoção intensa, contamos histórias de terror, sentimos uma presença estranha, se inicia uma febre e até mesmo quando escutamos determinadas músicas.

As 10 fobias e medos mais estranhos

É possível sentirmos arrepios por diversas vezes ouvindo uma mesma canção, pois o cérebro chega a aceitar milhares de alarmes falsos para nos proteger de uma ocasião em que o alarme seja real.

Fato que ocorre quando estamos assistindo um filme de terror em que sabemos que nada vai acontecer e ocorrem diversos alarmes falsos, chegando a ser prazerosos.

O cérebro emite o sinal de que algo vai acontecer, porém, o consciente informa que está tudo bem e que nada vai acontecer. Então, a pessoa se sente bem com os arrepios. Meio contraditório, não é mesmo?

Se gostou, compartilhe!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

REDES SOCIAIS

Parceiro