Por que os gatos “gritam” tanto durante o acasalamento?

gatos gritam durante o acasalamento

Você provavelmente já deve ter ouvido os gritos de um gato no cio e que lhe tira o sono, normalmente de madrugada, não deixando você descansar. Pois bem, essa é uma situação na verdade muito comum, , mas que incomoda bastante quem está tentando ter uma longa noite de sono.

Aqueles felinos mais estressados conseguem fazer um barulho intenso à noite quando se envolvem em brigas por um determinado território ou simplesmente miam porque estão namorando.

Processo de acasalamento

Os miados acontecem naturalmente quando a gata entra no cio, pois é nessa época que ela tem a necessidade de chamar a atenção dos machos, então elas iniciam esse ritual característico de miado onde muitas vezes o felino responde com um miado também, iniciando assim a corte e o acasalamento.

gata miandoMas essa manifestação se torna evidente durante a cópula que geralmente é muito dolorida para as fêmeas, pois o machos que não foram castrados possuem um pênis cheio de pequenos espinhos queratinizados.

De acordo com a teoria de alguns especialistas, esses espinhos teriam a função de estimular a ovulação, pois as gatas só ovulam após excitação genital. Assim, os espinhos desempenham um papel importante na garantia da fecundação. Já outra teoria acredita que eles servem para evitar que o pênis deslize para fora da vagina durante o ato sexual.

Quando o animal passa pela castração logo nos primeiros meses de vida, esses espinhos acabam não se desenvolvendo, ou simplesmente se reduzem consideravelmente a ponto de não serem perceptíveis.

A explicação é de que os espinhos penianos se configuram em resposta a um estímulo hormonal. Mas, uma vez castrado, esses níveis hormonais do macho caem tanto que não podem mais atuar no desenvolvimento dos espinhos.

VEJA ESSES ARTIGOS TAMBÉM: