Por que os gatos deixam ração na beirada da vasilha?

recipiente de ração de gato

Quem tem gato em casa sabe que o quanto ele come, e que por mais que ainda tenha restos de comida nas beiradas ele não come, mesmo estando faminto. Mas porque será que eles não gostam de comer aquele restinho de ração que sobrou na vasilha? Então, os gatos são animais extremamente inteligentes, de bobo eles não tem nada, mas se ele não come a sobra é porque com certeza deve ter um bom motivo.

Isso pode ocorrer devido a dois fatores, O primeiro é pela simples geometria, pois se você reparar bem, os felinos tem um focinho muito sensível e quando tentam comer uma ração que está no canto, batem o focinho na borda do prato e acabam puxando os grãos com a língua. Acredite, isso é muito desconfortável para eles. Caso eles não estejam com tanta fome assim, provavelmente irá deixar muita ração nos cantos.

gato comendo

O segundo motivo é a supersensibilidade dos bigodes. Os felinos também tem os bigodes muito sensíveis, tão sensíveis que conseguem detectar movimentos a distância, por vibração do ar e também quando estão raspando a beirada da vasilha. Eles acham tão desconfortável que acabam desistindo de comer a ração. Então, normalmente eles esperam que você reponha a comida, mesmo ainda tendo bastante nos cantos.

Como isso pode ser resolvido?

Um das soluções é apenas trocar o recipiente. O ideal é comprar um menor, e de preferência sem bordas, ou então, utilize aqueles pratinhos das xícaras (pires), pois elas possuem beiradas baixas o suficiente para não atrapalhar os bigodes e nem acumular a ração, além disso, também evita que ela caia para fora com facilidade.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Curta nossa página

Parceiro

O Super Curioso