Por que os atletas mordem as medalhas no pódio?

Essa mania de morder a medalha é uma coisa bem atual entre os atletas, principalmente nas Olimpíadas. Vamos ver como tudo iniciou.

Na Grécia Antiga, os competidores eram premiados com coroas de folhas de oliveira e demais prêmios, como vasos ornamentais com azeite de oliva, sendo que na época era um artigo de muito luxo, então, para os competidores vencedores era simplesmente o máximo ganhar essas premiações.

Ainda não existiam prêmios em moedas de ouro ou medalhões. Além disso, o gesto de morder a medalha não começou dentro de competições, e sim fora dela.

Na Idade Média, as moedas de ouro que eram utilizadas pelos negociadores e a elite eram mordidas somente para conferir se elas eram mesmo de ouro maciço, e como o material é mais maleável do que outros metais usados para cunhar, ficava a marca dos dentes.

morder a medalha

Então, alguém que leu essa parte na história, uma pessoa que desconhecemos trouxe esse costume aos Jogos Olímpicos modernos, o gesto de morder a medalha para verificar se ela é realmente de ouro. Com o tempo, essa mania tomou conta dos atletas como sinônimo de vitória, parecido com erguer uma taça.

VEJA ESSES ARTIGOS TAMBÉM: