Por que o bocejo é tão contagiante?

bocejo bebê

O bocejo é um movimento muscular que acontece tanto nos animais como nas pessoas. Diz-se que o bocejo corresponde ao sono. Estudos científicos recentes apontam que o bocejo está sim relacionado ao sono, no entanto, conforme apontam as pesquisas, o bocejo é uma forma do organismo driblar o sono. Ao bocejar a pessoa estimula a circulação sanguínea e diminui a temperatura corporal, o que colabora para aumentar o estado de atenção.

Mas, porque acontece o bocejo?

Mesmo que você não esteja cansado o bocejo ocorre involuntariamente, principalmente quando outra pessoa começa a bocejar. O bocejo é o resultado de um relaxamento muscular incontrolado, que tende a aliviar as tensões eventuais acumuladas. Geralmente ocorre como um sinal do organismo de que está necessitando repousar

A sensação resultante de um bocejo funciona como uma válvula de escape ao estresse acumulado no corpo (nervos e músculos). Pode acontecer antes de dormir, uma vez que indica a necessidade do organismo repousar, ou também pode acontecer logo que acordamos, pois o corpo necessita de um estímulo muscular para entrar em atividade do cotidiano.

bocejo de bebe

A explicação é a de que o bocejo está ligado ao ecopraxia, uma imitação automática das ações de outras pessoas, um fenômeno que não só atinge os seres humanos, mas como também o reino animal.  É também uma forma que o cérebro encontra para nos manter acordados, de acordo com os especialistas.

No período de sonolência há um declínio de oxigênio no sistema nervosos central. Então, núcleos fundamentais do cérebro sentem essa falta de oxigênio e acabam gerando o estímulo de inspiração profunda, ou seja, tenta efetivamente nos manter despertos.

Segundo as crenças antigas, no aspecto sobrenatural acreditava-se que o bocejo seria um certa conexão de outras almas na pessoa. Que seria um sinal de que algo estaria drenando a energia do corpo etéreo ou sutil, mais conhecido como “encosto” de um possível espírito, ou também como “vampirismo” espiritual de energia etérea.

FONTE: Wikipédia
VEJA ESSES ARTIGOS TAMBÉM: