Por que nossos olhos ficam vermelhos nas fotos?

A maioria das fotos que são tiradas à noite e com flash normalmente saem com os olhos vermelhos. Mas porque isso acontece?

Essa cor vermelha vem da luz que reflete nas retinas de nossos olhos. Em vários animais, inclusive cães, gatos e veados, a retina tem uma camada refletora especial chamada tapetum lucidum, que funciona quase como um espelho na parte de trás dos olhos deles. Pode tirar milhares de fotos com esses animais à noite que ele vai aparecer com os olhos brancos, parecendo lanternas refletindo essa luz branca e clara. Eu mesma já fiz o teste com meu animal de estimação, e realmente é verdade.

O que significa o tapetum lucidum?

O tapetum lucidum (latim: Tapete brilhante) é a membrana posicionada dentro do globo ocular (fundo do olho) de certos animais vertebrados, como cães e gatos, com uma superfície parecida com a de um espelho, capaz de refletir a luz que entra nos olhos e melhorar a visão do animal em condições de baixa luminosidade. A tapetum lucidum produz aquele brilho familiar nos olhos dos animais noturnos.

olho-do-gato-no-escuro

Já os seres humanos não possuem essa camada em suas retinas, então, não é possível ver nenhum tipo de reflexo ao iluminar os olhos de uma pessoa com uma lanterna à noite. Mas, por trás de uma câmera é possível causar um reflexo na retina, a cor vermelha que você vê então, são os vasos sanguíneos que nutrem o olho.

A maioria das câmeras hoje em dia, dispostas de tantas tecnologias, possuem a função de “redução de olhos vermelhos“. Nessas câmeras, o flash dispara duas vezes, sendo uma vez antes da foto ser tirada e outra vez para por fim tirar a foto. A função do primeiro flash é somente para as pupilas se contraírem, reduzindo consideravelmente os olhos vermelhos. uma outra forma de reduzir os olhos vermelhos nas fotos, é acender todas as luzes do ambiente, o que também contrai a pupila.k

Você pode também eliminar ou pelo menos tentar amenizar os olhos vermelhos em fotografias afastando o flash da lente. Na maioria das câmeras comuns, o flash fica a uma distância de apenas 2 a 5 centímetros da lente, então o reflexo volta para a lente e aparece no filme. Se você conseguir remover o flash sem danificar a câmera e segurá-lo um pouco mais distante da lente, vai ajudar bastante.

VEJA ESSES ARTIGOS TAMBÉM:

Deixe seu comentário

Clique aqui para deixar um comentário