Curiosidades

Por que não sentimos cócegas quando feitas por nós mesmos?

Por que não sentimos cócegas quando feitas por nós mesmos?

Cócegas nos pés, na barriga, nas axilas ou no pescoço, para muitos é uma tortura, quando feitas por outra pessoa, mas e por nós mesmos? Nada acontece. Porque?

As cócegas são como um tipo de sinal de alarme que nosso próprio corpo cria quando estimulado por algo do lado de fora, e como você pode ver, ninguém pode se alarmar, assim como não podemos nos assustar.

A resposta está no cérebro

O cérebro é responsável por receber os estímulos e as sensações de todo nosso corpo, redirecionando sua intensidade, de modo que se detecta um baixo nível de ameaça sem nem sequer notar.

O simples toque de alguém em nosso corpo nos deixa em estado de alerta, no entanto, a pressão e a fricção exercida sobre o nosso desadvertido meia do tornozelo nos acontece.

Cerebelo

O cerebelo é a parte do encéfalo responsável pela manutenção do equilíbrio, pela distinção de sentimentos de toque, dos movimentos involuntários, entre outros. Dependemos do cerebelo para andar, correr, pular, andar de bicicleta, entre outras atividades., portanto, é o cerebelo que faz essa diferenciação das cócegas.

Tags

REDES SOCIAIS