Curiosidades Dicas

Por que choramos quando cortamos cebolas?

cortar cebolas

Porque choramos quando cortamos cebolas?

Quando começamos a descascar e cortar uma cebola, logo sentimos o aroma picante chegando em nosso nariz e nossos olhos começam a lacrimejar. Algumas vezes, a reação à cebola é apenas uma leve irritação ocular, mas em muitas outras ocasiões ela nos fazem chorar muito. Os grandes chefes de cozinhas já são craques em descascar as cebolas, então já passaram da fase de chorar ao cortá-las.

Mas porque isso acontece?

As cebolas são parte do gênero de planta chamado Allium, junto com o alho, a cebolinha, alho-poró e outras 400 espécies da mesma família. O plantio desses vegetais absorvem o enxofre da terra que os ajuda a formar uma classe de moléculas orgânicas voláteis chamadas de sulfóxidos de aminoácidos. Esses elementos químicos presentes na cebola irritam nossos olhos e desencadeiam todo o processo “choroso”.

Quando estamos cortando, ou picando a cebola, estamos liberando enzimas de fator lacrimogênicas. Esses catalisadores instigam uma forte reação química, no qual nos faz lacrimejar. Essas enzimas reagem com os sulfóxidos e os convertem em ácidos sulfênicos. Os ácidos sulfênicos são altamente instáveis e se rearranjam em um composto chamado sin-propanetial-S-óxido.

Quando o sin-propanetial-S-óxido, que é uma combinação não muito agradável de ácido sulfúrico, dióxido de enxofre e sulfeto de hidrogênio se mistura ao ar que circula nosso rosto e se aproxima de nossos olhos, ele incita a resposta de lágrima reflexiva que é um irritante externo, como por exemplo, a poeira ou fumaça do cigarro, acionando terminações nervosas na córnea que por sua vez se comunicam com o cérebro.

O cérebro automaticamente registra a irritação no olho e então alerta a glândula lacrimal a estimular a produção de lágrimas para afastar o “invasor”. Terminações nervosas múltiplas na córnea registram a sensação de sin-propanetial-S-óxido como uma substância que possa vir a prejudicar nossos olhos. Consequentemente, o cérebro passa uma mensagem para as glândulas lacrimais – e nós começamos a chorar.

Pesquisadores da Nova Zelândia tentando amenizar essa situação, começaram a cultivar cebolas no laboratório procurando isolar suas enzimas lacrimogênicas e criaram a cebola livre de lágrimas. E o segredo foi bem mais simples do que imaginávamos, o baixo nível de enxofre do solo.

Alguns truque s irão te ajudar nesse sofrimento:

– descasque e pique a cebola em água corrente;
– utilize um ventilador quando estiver picando a cebola, irá ajudar a dispersar os compostos do enxofre;
– cozinhe a cebola antes de cortá-la;
– use óculos para proteger seus olhos.

Bom, essas dicas irão te ajudar a cortar a cebola sem lacrimejar. Acabou o sofrimento.

ESTÁ DIFÍCIL ACOMPANHAR TODOS OS ARTIGOS?
Receba diretamente em seu e-mail, um resumo com os novos artigos.

REDES SOCIAIS

Parceiro