Curiosidades

Por que alguns barulhos chegam a irritar as pessoas?

Por que determinados barulhos irritam algumas pessoas?

Acredito que muitos já se incomodaram ou se irritaram com algum tipo de barulho que outras pessoas fazem, como os sons de estalar de línguas, chupar os dentes como se estivesse limpando-os, mastigar de boca aberta, tomar sopa fazendo barulho, enfim, diversos tipos de barulhinhos que muitas vezes tiram qualquer pessoa do sério.

Muitas vezes as pessoas acreditam que aquela pessoa que tanto reclama é porque ela é resmungona convicta ou chata de nascença, porque tudo ao nosso redor tendência a esses barulhinhos que nos tanto incomoda.

Na verdade essas pessoas sofrem de um transtorno chamado de “misofonia”. Normalmente quem sofre com esse mal apresenta uma aversão controlável a alguns barulhos, como os exemplos citados acima.

barulho

Os médicos já têm um nome e conhecem os sintomas, porém ainda é uma “doença” muito nova e pouco se sabe sobre ela e que ainda precisa de um estudo mais profundo nos sintomas desse transtorno. Não existe um consenso sobre sua origem e isso divide a opinião de diversos pesquisadores.

Médicos e pesquisadores acreditam que essa irritação pode ser provocada devido a um problema neurológico e que não está relacionada ao sistema auditivo.

Acreditam que as pessoas muitas vezes não nascem com esses tipos de transtornos, que apenas ela passa a desencadear e a se desenvolver no início da adolescência.  Muitos desses estudiosos relacionam o aparecimento da misofonia a complicações psicológicas.

Nem sempre existem teorias objetivas para esses tipos de fatores que desencadeiam essas crises, a verdade é que as pessoas que sofrem desse transtorno quando expostas aos tais ruídos irritantes muitas vezes não conseguem controlar as emoções, mas o pior é que esses  transtornos podem piorar com o passar do tempo, o que faz do caso algo bem preocupante, uma vez que a medicina ainda não tem um tratamento para o problema.

ESTÁ DIFÍCIL ACOMPANHAR TODOS OS ARTIGOS?
Receba diretamente em seu e-mail, um resumo com os novos artigos.

REDES SOCIAIS

Parceiro