Curiosidades

Por que algumas pessoas sentem enjoo ao andar de carro?

É bem provável que você conheça alguém que não consegue andar em nada que se movimente que passa mal, seja no carro, ônibus, trem, navio, ou até mesmo em uma pequena corrida no quarteirão de casa. Vamos saber porque isso acontece.

Cinetose, também chamada de enjoo de movimento ou mal do movimento é uma condição que se caracteriza pela sensação de enjoo ou náusea quando se anda em qualquer meio de transporte, ou se movimenta o corpo de forma não habitual, pois o corpo está parado, mas o ambiente está em movimento, é onde então gera conflito de informações e perturbação do equilíbrio corporal.

cinetose-enjooIsso pode ocorrer tanto em carros, quanto ônibus, trem, etc., desde que exista qualquer atividade que exija movimento, e também pode acontecer quando se está andando a pé ou fazendo exercícios físico. Crianças e adultos estão propícios a ter esses enjoos.

Também pode desencadear quando se está assistindo filmes e programas em que tenham muitas cores brilhantes, movimento e alterações de foco. Os games em 3D com visão em primeira pessoa, devido a movimentação rápida e brilho da tela, também são fatores que desencadeiam crises de cinetose.

Os sintomas são desencadeados pela movimentação, que causa um estímulo exagerado do labirinto, mas alguns dos efeitos podem surgir horas depois da atividade que os desencadeou e serem agravados pela continuidade do movimento.

A verdade é que andar em veículos em movimento confunde nosso cérebro, onde ele recebe sinais de que está se mexendo e que está parado, consecutivamente.

ESTÁ DIFÍCIL ACOMPANHAR TODOS OS ARTIGOS?
Receba diretamente em seu e-mail, um resumo com os novos artigos.

REDES SOCIAIS

Parceiro