Os segredos e mistérios do quadro da Mona Lisa

Os segredos e mistérios do quadro da Mona Lisa

Quando Leonardo Da Vinci pintou o quadro ele estava quase que inconsciente. A Mona Lisa foi o quadro que o tornou mundialmente conhecido e famoso, porém diversas teorias e mistérios tem sido levantado no decorrer dos séculos envolvendo essa pintura enigmática. Acredita-se que atrás do sorriso da Mona Lisa há diversos enigmas que talvez nunca iremos descobrir seus significados.

Muitos historiadores da arte desconfiavam de que a reverência de Da Vinci pela Mona Lisa nada tinha a ver com sua maestria artística. Estudiosos afirmavam que existia algo muito mais profundo, como uma mensagem oculta nas camadas da pintura. Se observarem com calma, verá que a linha do horizonte que Da Vinci pintou se encontra num nível visivelmente mais baixo que o da direita, ele fez com que a Mona Lisa parecesse muito maior vista da esquerda do que da direita. Historicamente, os conceitos de masculino e feminino estão ligados aos lados – o esquerdo é feminino, o direito é o masculino.

1. Identidade da Mona Lisa

Para começar, a identidade do protagonista da imagem permanece escondido, ninguém nunca soube em quem Da Vinci se inspirou para a pintura. Especialistas dizem que se parece muito com a esposa de Francesco Giocondo (daí o seu nome), Lisa Gherardini, e essa teoria talvez seja a mais plausível, pois há séculos que tentam descobrir a verdadeira identidade da Mona Lisa.

La Gioconda (1503-1505 / 1507) – Louvre, Paris, França

Outros já acreditam que pode ter sido as mulheres, amiga ou amante de Juliano II de Médicis, ou até mesmo  a Isabel de Aragão. Ainda tem as especulações com base nas teorias de Freud, que poderia ter sido um adolescente vestido de mulher, visto que a Mona Lisa apresenta uma certa masculinidade predominante em suas características. Isso causou o surgimento de uma onda de teorias relacionadas durante os séculos XIX e XX.

Outros já acreditam que a imagem seria de um auto-retrato do próprio, uma ve que ambas as faces se misturam perfeitamente.

2. Da Vinci

As dúvidas em relação ao sorriso da Mona Lisa perduram por vários séculos, sendo atualmente um dos maiores mistérios. Um leve sorriso sarcástico pode ser visto quando olhamos para o rosto da protagonista, sendo esse fator o que dá vida ao quadro.

3. Mona Lisa estaria grávida?

Houveram também teorias de que a protagonista da pintura estaria grávida. Esse fato se deve pela posição de suas mãos, colocando as suavemente sobre a barriga e usando um véu de gaze que na época era típico das mulheres grávidas. No entanto, ninguém até hoje conseguir desvendar esse segredo.

4. La Gioconda (1503-1505 / 1507) – Louvre, Paris, França

Muitos tentaram descobrir a sua altura e seu peso, bem como seria a sua voz ou que tipo de doença teria sofrido. São questões extremamente difíceis de saber, pois não se sabe, apenas se presume e isso tem levado muitos pesquisadores ao fanatismo.

De qualquer forma, o fato é que, neste momento, a Mona Lisa continua sendo um desafio para todos os pesquisadores que foram seduzidos pela senhora retratada por Da Vinci. A maioria das teorias e hipóteses não são 100% confiáveis ou certas, e provavelmente ao longo do tempo mais teorias irão aparecer.

VEJA ESSES ARTIGOS TAMBÉM: