Curiosidades

Os maiores escritores brasileiros e suas obras

No Brasil, podem-se citar muitos exemplos de escritores considerados célebres, como Machado de Assis, Paulo Coelho, Castro Alves, José de Alencar, dentre outros nomes renomados da nossa literatura brasileira.

Em Portugal surgiram nomes como José Saramago, Lídia Jorge, Eça de Queiroz e Miguel Torga, além de poetas como Luiz de Camões, Fernando Pessoa e Cesário Verde. Só para citar alguns poucos entre muitos outros que, mesmo não sendo tão reconhecidos mundialmente, deixaram um importante legado no panorama da Literatura lusófona.

O escritor não é necessariamente o profissional que escreve romances, pois o autor de livros de outros tipos, como autoajuda e de textos jornalísticos, também podem ser considerado um escritor.

Esta é uma lista dos melhores escritores brasileiros de todos os tempos, pelo menos em minha opinião. São escritores de romances, poesias, diversos contos entre outros.

1. Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis foi um enxadrista e escritor brasileiro, amplamente considerado como o maior nome da literatura nacional.

Principais obras: Memórias Póstumas de Bras Cubas (1881), Quincas Borba (1891) e Dom Casmurro (1899).

2. Aluísio de Azevedo

Aluísio Tancredo Belo Gonçalves de Azevedo foi um romancista, contista, cronista, diplomata, caricaturista e jornalista brasileiro; além de bom desenhista e discreto pintor.

Principais obras: O Cortiço (1890) e O Mulato (1881).

3. Graciliano Ramos

Graciliano Ramos de Oliveira foi um romancista, cronista, contista, jornalista, político e memorialista brasileiro do século XX, mais conhecido por seu livro Vidas Secas.

Principais obras: São Bernardo (1934), Vidas Secas (1938) e Memórias do Cárcere (1953).

4. José de Alencar

José Martiniano de Alencar foi um escritor e político brasileiro. É notado como escritor, sendo fundador do romance de temática nacional e patrono da Academia Brasileira de Letras, e como político por sua tenaz defesa da escravidão no Brasil e por ter sido Ministro da Justiça do Brasil.

Principais obras: O guarani (1857), Iracema (1865), O gaúcho (1870), O sertanejo (1875) e O Demônio Familiar (1857).

5. Jorge Amado

Jorge Leal Amado de Faria foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos.

Principais obras: Capitães da areia (1937), Tieta do Agreste (1977) e Gabriela, cravo e canela (1958).

6. Paulo Coelho

Paulo Coelho de Souza é um escritor, letrista e jornalista brasileiro. Sua obra O Alquimista é o livro brasileiro mais vendido de todos os tempos e é considerado um importante fenômeno literário do século XX.

Principais obras: O Alquimista (1988), O Diário de um Mago (1987) e As Valkírias (1992).

7. João Cabral de Melo Neto

João Cabral de Melo Neto foi um poeta e diplomata brasileiro. Sua obra poética, que vai de uma tendência surrealista até a poesia popular, porém caracterizada pelo rigor estético, com poemas avessos a confessionalismos e marcados pelo uso de rimas toantes, inaugurou uma nova forma de fazer poesia no Brasil.

Principais obras: Morte e vida severina (1965), Poesia crítica (1982), Agrestes (1985) e Andando em Sevilha (1990).

8. Castro Alves

Antônio Frederico de Castro Alves foi um poeta brasileiro que nasceu na fazenda Cabaceiras, a sete léguas (42 km) da vila de Nossa Senhora da Conceição de “Curralinho”, hoje Castro Alves, no estado da Bahia.

Suas poesias mais conhecidas são marcadas pelo combate à escravidão, motivo pelo qual é conhecido como “Poeta dos Escravos”. Foi o nosso mais inspirado poeta condoreiro.

O navio negreiro é um poema de Castro Alves e um dos mais conhecidos da literatura brasileira. O poema descreve com imagens e expressões terríveis a situação dos africanos arrancados de suas terras.

Principais obras: O Navio Negreiro (1868).

9. João Guimarães Rosa

João Guimarães Rosa foi um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos, além de ser o segundo marido de Aracy de Carvalho Guimarães Rosa, conhecida como “Anjo de Hamburgo”. Foi também médico e diplomata.

Principais obras: Principais obras: Sagarana (1946), Corpo de Baile (1956) e Grande Sertão: Veredas (1956).

FONTE: Wikipédia
ESTÁ DIFÍCIL ACOMPANHAR TODOS OS ARTIGOS?
Receba diretamente em seu e-mail, um resumo com os novos artigos.

REDES SOCIAIS

Parceiro