Curiosidades

Os alimentos que são venenosos e você não sabia

Os alimentos que são venenosos e você não sabia

Muitos desses alimentos surpreendem ao pensar que podem ser venenosos e o pior, levar uma pessoa à morte. Mas esses são os casos em extremos, aqueles em que seu consumo é excessivo. Veja os alimentos venenosos e que muitos deles consumimos frequentemente.

[mks_dropcap style=”square” size=”25″ bg_color=”#8c0101″ txt_color=”#ffffff”]1.[/mks_dropcap]Cogumelos

Cogumelo é o nome comum dado às frutificações de alguns fungos dos filos Basidiomycota e Ascomycota, pertencentes ao Reino Fungi. Os cogumelos são seres vivos que possuem uma enorme variedade de formas, cores e tamanhos.

Existem cogumelos que são realmente tóxicos e venenosos e podem levar a pessoa a óbito, mas somente especialistas conseguem diferenciar as espécies. No gênero alimentício é um dos alimentos que é mais comum causar mortes devido ao seu veneno. Então, antes de comer o tomar chá de cogumelo, consulte um especialista da área.

Cogumelos venenosos

[mks_dropcap style=”square” size=”25″ bg_color=”#8c0101″ txt_color=”#ffffff”]2.[/mks_dropcap]Maçãs

As sementes das maças podem sim ser venenosas, isso quando consumida em grandes quantidades. Esse fato ocorre porque a parte branca das sementes contém quantidades muito pequenas de cianeto, um veneno que impede que as células respirem, ocasionando a asfixia. No entanto, é interessante notar que em quantidades bem pequenas é impossível o cianeto agir como um veneno, seriam necessárias cerca de 1500 sementes de maçã para que pudesse surtir algum tipo de efeito.

macas-venenosas

[mks_dropcap style=”square” size=”25″ bg_color=”#8c0101″ txt_color=”#ffffff”]3.[/mks_dropcap]Ruibarbo

O ruibarbo é uma planta comestível, porém muito utilizada como fitoterápico. Sua principal característica é o caule grosso e folhas grandes de 30 até 40 centímetros de comprimento.

Essa planta também é muito utilizadas em saladas, mas suas folhas verdes contêm uma forte concentração de ácido oxálico, nefrotóxico e corrosivo. Segundo alguns especialistas não é recomendável o consumo dessa planta para quem tenha cálculo renal ou gota devido a seu alto teor de oxalato. Sendo assim, só os talos são comestíveis.

São também indicadas para fins terapêuticos, e ajudam na digestão, estimulam o fígado, servem de laxante quando consumidas em doses superiores a 2g e antidiarreico em doses de até 300 mg (raízes). Indicado para atonia gástrica acompanhada de prisão de ventre dentre outros benefícios para a saúde.

Ruibarbo-venenosos

[mks_dropcap style=”square” size=”25″ bg_color=”#8c0101″ txt_color=”#ffffff”]4.[/mks_dropcap]Grão de bico

O grão-de-bico é uma leguminosa da família das fabáceas, muito distribuída na Índia e no Mediterrâneo.

O grão-de-bico é uma leguminosa com importantes qualidades culinárias e nutritivas, sendo rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B. Além disso, devido à grande quantidade de celulose contida na casca, o grão-de-bico estimula o funcionamento dos intestinos.

Mas não são recomendados o consumo sem cozinhar, pois contem grandes quantidades de toxina da lectina, e seu consumo excessivo por causar vômitos e diarreia.

Grão-de-Bico-venenosos

[mks_dropcap style=”square” size=”25″ bg_color=”#8c0101″ txt_color=”#ffffff”]5.[/mks_dropcap]Tomates

O tomate é o fruto do tomateiro. De sua família, fazem também parte as berinjelas, as pimentas e os pimentões, além de algumas espécies que não são comestíveis. Suas espécies veem da América Central e do Sul.

Porém os tomates possuem perto do caule e das folhas uma toxina chamada de Tomatina que muitas vezes é utilizadas para conter as pragas das plantações, sendo a parte da planta que mais emite odor.

tomates-venenosos

[mks_dropcap style=”square” size=”25″ bg_color=”#8c0101″ txt_color=”#ffffff”]6.[/mks_dropcap]Batatas

As batatas são da família das solanáceas. Possui flores e frutos e produz um tubérculo comestível rico em amido, um carboidrato. Atualmente são cultivadas milhares de variedades da espécie em todos os continentes e está inserida como um alimento fundamental na cultura mundial.

As batatas contem altos níveis de glico alcaloides , um componente venenoso, mais isso se forem consumidas batatas sem cozinhar. O índice de mortalidade é muito baixo e praticamente não se ouve falar de pessoas que foram a óbito pelo consumo de batatas cruas.

batatas-venenosas

[mks_dropcap style=”square” size=”25″ bg_color=”#8c0101″ txt_color=”#ffffff”]7.[/mks_dropcap]Cerejas

Cerejeira é o nome dado a várias espécies de árvores frutíferas de clima temperado cuja maioria são originárias da Ásia, algumas frutíferas, outras produtoras de madeira nobre. Os frutos da cerejeira são conhecidos como cerejas, algumas delas comestíveis.

Porém, as sementes contem como nas maças, o ácido cianídrico que podem causar vômitos, diarreia, problemas respiratórios, então, consuma com cuidado.

cerejas-venenosas

[mks_dropcap style=”square” size=”25″ bg_color=”#8c0101″ txt_color=”#ffffff”]8.[/mks_dropcap]Castanha do Brasil

As castanhas são os aquênios (geralmente três) do ouriço, o fruto capsular espinescente do castanheiro-da-europa (Castanea sativa).

Os romanos incluíam a castanha nos seus banquetes durante a Idade Média. Nos mosteiros e abadias, monges e freiras utilizavam frequentemente as castanhas em suas receitas, mas as castanhas eram moídas, sendo assim, uma das principais farináceos (farinha) da Europa.

As castanhas por incrível que pareça é um fruto extremamente radiativo, possuem 1000 vezes mais radioatividade do que os demais alimentos. Por isso, seu consumo em excesso pode ser fatal.

castanhas-do-brasil-venenosas

[mks_dropcap style=”square” size=”25″ bg_color=”#8c0101″ txt_color=”#ffffff”]9.[/mks_dropcap]Noz Moscada

Noz-moscada é uma planta da família das Myristicaceae, de porte alto, atingindo cerca de 10 a 15 metros de altura, com várias ramas dispostas ao longo do tronco principal, a madeira é muito boa para confecção de móveis. O consumo de uma noz-moscada inteira ou 5 g do seu pó pode produzir efeitos de intoxicação como: alucinações auditivas e visuais, descontrole motor e despersonalização, ou seja, consumida em grandes quantidades podem causar efeitos muito perigosos.

noz-moscada-venenosas

[mks_dropcap style=”square” size=”25″ bg_color=”#8c0101″ txt_color=”#ffffff”]10.[/mks_dropcap]Baiacu (Peixe-Balão)

Baiacu, baiagu, sapo-do-mar, peixe-balão ou lola são as designações populares mais comuns a diversos peixes da ordem dos Tetraodontiformes, comuns na fauna fluvial da América do Sul e, mais especificamente, do Brasil. Os termos mais conhecidos são, Peixe Balão e Baiacu, devido a sua espécie ter a propriedade de inchar o corpo quando se sentem ameaçadas por um predador ou outro fator.

Mas esse peixe possui uma toxina chamada de tetrodotoxina, ou mais precisamente anhydrotetrodotoxin 4-epitetrodotoxin e é aproximadamente 1200 vezes mais mortal que o cianureto. Essa toxina se concentra no fígado do animal; eventualmente, pode se espalhar para a carne (músculo) e para a pele. No ser humano quando picado podem levar a situações muito graves.

peixe-balao-Baiacu

ESTÁ DIFÍCIL ACOMPANHAR TODOS OS ARTIGOS?
Receba diretamente em seu e-mail, um resumo com os novos artigos.

REDES SOCIAIS

Parceiro