Os 25 fatos curiosos sobre os gatos

gatos

Você é daqueles apaixonado por essa criaturinha? Saiba que além de você, milhões de pessoas também são amantes de gatos. Veja então algumas curiosidades super interessantes sobre esses adoráveis felinos.

1. A maioria das gatinhas dão a luz a uma ninhada que pode ser de um a nove gatinhos. A maior ninhada já registrada foram de 19 gatinhos, dos quais 15 sobreviveram.

gatos filhotes

2. O maior gato selvagem hoje é o tigre siberiano. Ele pode chegar a 3,6 metros de comprimento e pesar até 317 kg.

3. Os humanos e os gatos dispõem de regiões idênticas em seus cérebros, muito parecidas biologicamente, mas do que com o de um cão. Essas regiões que são responsáveis pelas emoções dos animais.

4. Algumas regiões da América do Norte e Europa consideram que o gato preto é sinal de má sorte, mas na Grã-Bretanha e na Austrália, os gatos pretos são bem vistos, considerados animais que trazem sorte.

gato preto

5. Os gatos produzem cerca de 100 sons diferentes e os cachorros apenas cerca de 10.

6. Na Ásia os gatos são tidos como alimento, no entanto que todos os anos cerca de quatro milhões de gatos são comidos.

7. Um gato pode pular até cinco vezes sua própria altura.

8. Existem aproximadamente 40 raças de gatos reconhecidas e mais de 500 milhões de gatos domésticos no mundo.

9. Para fazer um casaco são necessários cerca de 24 peles de gatos.

10. Os gatos conseguem detectar tremores de um terremoto 10 ou 15 minutos antes do ser humano, pois eles são extremamente sensíveis às vibrações.

11. Cada lado do seu rosto é composto por cerca de 12 bigodes.

12. Você já reparou que os gatos passam a maior parte do tempo se lambendo? Pois bem, eles chegam a gastar em média 1/3 do seu tempo se limpando.

13. Anualmente, aproximadamente 40 mil pessoas são mordidas por gatos nos Estados Unidos.

14. Aquelas pessoas que amam os gatos são denominadas de Ailurofilia.

15. As garras nas patas traseiras do gato não são tão afiadas quanto as garras nas patas dianteiras, isso se dá porque as garras traseiras não se retraem e, consequentemente, se desgastam.

16. Na América do Norte existem mais de 70 milhões de gatos, já os cães ficam na média dos 60 milhões. Mais de 30% das famílias na América do Norte possuem um gato.

17. A visão de um gato é melhor do que os humanos até certo ponto. É melhor porque eles conseguem ver uma luz muito mais fraca do que os humanos, mas tem uma visão periférica mais ampla. Os cientistas acreditam que para os gatos a grama tem cor vermelha, pois eles não conseguem ver cores.

18. Suas costas são totalmente flexíveis porque tem até 53 vértebras de montagem flexível. Os seres humanos só têm 34.

19. Você já viu o tanto que eles movimentam as orelhas? Então, os gatos têm 32 músculos que controlam a orelha externa, já os humanos têm apenas 6.

20. A audição de um gato é melhor que a de um cão. O gatos podem ouvir sons de alta frequência até 8 vezes a mais do que o ser humano.

21. Os gatos são famosos devido sua preguiça e o tanto que eles dormem. Estimasse que os gatos passem cerca de 2/3 de cada dia dormindo. Isso significa que um gato de nove anos ficou acordado por apenas três anos de vida.

gato dormindo

22. Embora o leite não seja tóxico, pode causar irritação no estômago do felino, então, aquela ideia de que eles devem ser alimentados com leite não é verdade. Outros alimentos devem ser evitados, como as cebolas, alho, tomates verdes, batatas cruas, chocolate, uvas e passas. Tylenol e aspirina são extremamente tóxicos para os gatos, assim como muitas plantas domésticas comuns. Alimentar gatos com atum enlatado ou com ração de cães pode causar desnutrição ao seu animalzinho.

23. O coração de um gato bate quase duas vezes mais rápido do que o coração humano. Cerca de 110 a 140 batidas por minuto.

24. O maxilar de um gato não pode se mover de lado, então ele não consegue mastigar grandes pedaços de comida.

25. O gato se esfrega nas pessoas não só porque eles são carinhosos, mas também para marcar o seu território com glândulas aromáticas ao redor do rosto. A área da cauda e as patas também carregam o odor do gato.

FONTE: FactRetriever
VEJA ESSES ARTIGOS TAMBÉM:

Deixe seu comentário

Clique aqui para deixar um comentário