Curiosidades Religião

Os 15 lugares onde existem mais ateus no mundo

ateus

Antigamente, as pessoas que não tinham nenhuma crença, eram consideradas “adoradoras do diabo”. Hoje em dia, as pessoas conseguem aceitar outras que dizem não ter religião, e também os ateus.

De acordo com o Worldwide Independent Network, estimasse que 63% da população mundial são religiosos, mas uma pequena porcentagem entre 11 e 13% são ateus e 22% não são religiosos, mas saiba que existe diferença entre pessoas ateias e as pessoas não religiosas.

As pessoas que se consideram religiosas são aquelas que acreditam em Deus, mas não seguem nenhuma regra ou guia de uma religião, já os ateus não acreditam em um ser superior denominado “Deus”.

Iremos mostrar um ranking de países onde existem mais ateus no mundo do que qualquer outro lugar, segundo dados da última pesquisa do mapa no site Washington Poste, conduzida por WIN Gallup International encontrada em Patheos.

O estudo realizado não engloba somente os ateus, mas sim também os agnósticos e não-crentes em Deus.

1. Suécia – População: 8,9 milhões – 85%

A Suécia é famosa como o país de cidadãos que não possuem nenhum tipo de religiosidade. Na realidade, muitos estudos descobriram que o país tem uma alta porcentagem de ateus. E ainda, várias pessoas não acreditam que haja uma “força vital” na Suécia.

Suécia

2. Vietnã – 82,6 milhões – 81%

Vietnã é bem conhecido como uma nação ateia. O budismo e o taoismo, são as religiões predominante no país, são vistos como uma tradição, e não como uma crença.

Vietnã

3. Dinamarca – População: 6,5 milhões – 80%

Um levantamento recente da ONU apontou que países com uma boa taxa de alfabetização, como a Dinamarca tem uma população menos religiosa e mais descrentes.

copenhagen dinamarca

4. Noruega – População: 4,5 milhões – 72%

A maioria dos noruegueses são membros da Igreja da Noruega (protestante, de confissão luterana) e que têm uma participação muito baixa nas atividades e ritos religiosos, permanecendo na igreja do estado como finalidade de utilizarem apenas os serviços de batismo, crisma, casamento e funeral, ritos que têm forte legitimidade cultural no país.

Segundo o Eurobarômetro, uma enquete realizada em 2005 dizia que 32% dos cidadãos noruegueses não “acreditam que existe um Deus”. Isso se alinha com outro estudo realizado pela Gustafsson and Pettersson (2002), no qual, cerca de 72% dos noruegueses não acreditam em um “Deus pessoal”

noruega

5. Japão – População: 127 milhões – 65%

Em 2008, o pesquisador britânico Richard Lynn chegou a conclusão de que os países onde existem pessoas com um alto QI são mais ateus. É o caso da população japonesa, que mantém a média 105 – uma das mais altas já registradas.

Japão

6. China – População: 1,357 bilhões – 61%

A China tem uma enorme quantidade de população ateia do mundo, em algumas áreas chegam até as 90% da população total. O país também tem um número consideravelmente alto de pessoas não religiosas e um pequeno número de pessoas cristãs, que somam cerca de 4% da população, além de outras religiões, como o budismo e o taoismo.

china

7. República Tcheca – População: 10,5 milhões – 61%

Atualmente, o índice de religiosidade no país tem aumentado. Além disso, várias pessoas se recusam a responder se são religiosas ou não, sendo assim, parece ser uma tendência do futuro, cada vez menos pessoas que acreditam em um ser superior.

República Tcheca

8. Finlândia – População 5,2 milhões – 60%

Com aproximadamente 4,1 milhões de adeptos, a maioria dos finlandeses são membros da Igreja Evangélica Luterana da Finlândia. A Igreja Evangélica Luterana da Finlândia é uma das maiores igrejas luteranas no mundo, apesar de que sua participação esteja entrado em declínio, aumentando assim, o número de pessoas que não são adeptas a nenhuma religião.

Finlândia

9. Rússia – População: 143,5 milhões – 58%

As principais religiões da Rússia são o cristianismo, o islamismo, o budismo e o judaísmo. No cristianismo destacam-se a Igreja Ortodoxa, a maior igreja cristã da Rússia, a Igreja Católica Romana e a Igreja Protestante.

Rússia religião

10. Coréia do Sul – População: 48,5 milhões – 53%

De acordo com estatísticas de 2005 pelo governo sul-coreano, cerca de 46,5% da população sul-coreana não manifesta uma preferência religiosa, o que tem aumentado ao longo dos anos.

coréia do sul

11. França – 66,03 milhões – 41%

A França tem um alto número de ateus e de agnósticos. Na maioria dos estudos, o país está sempre no primeiro grupo de 10, em relação à população maior de ateus e de agnósticos.

França

12. Alemanha – População: 80,6 milhões – 34%

A Alemanha Oriental chegou a ter a maior população de pessoas não religiosas, mas o número de pessoas que passaram a ser religiosa vem aumentando no decorrer dos anos. Um fato interessante é que há mais ateus do que pessoas religiosas em Hamburgo.

Alemanha

13. Reino Unido – População: 64,1 milhões – 30%

No país, mais mulheres do que homens são ateias. Além disso, a maioria dos idosos são geralmente crentes, mas as pessoas mais jovens são ateias ou não religiosas. Há também pessoas que não tem interesse de relevar a sua religião e aquelas que simplesmente não sabem se acreditam ou não em algo.

14. Holanda – População: 16,8 milhões – 26%

Até o século 20, o cristianismo era amplamente aceito na Holanda, mas, desde então, aumentou o índice de que pessoas que passaram a ser ateias, então é seguramente possível esperar que esse índice aumente no decorrer dos anos.

Holanda

15. Hong Kong – População: 7,2 milhões – 26%

Em Hong Kong aproximadamente 26% do total da população é considerada não religiosa ou são ateus, e essa tendência só vem aumentando no país. O budismo e o taoismo é a religião predominante no país.

Hong Kong

ESTÁ DIFÍCIL ACOMPANHAR TODOS OS ARTIGOS?
Receba diretamente em seu e-mail, um resumo com os novos artigos.

REDES SOCIAIS

Parceiro