Os 10 personagens de desenhos animados com transtornos mentais

Personagens de desenhos animados com transtornos mentais

Todo mundo adora assistir desenhos animados, o que nunca vai ter idade pra ninguém, pois são diversos personagens, cada um com personalidades completamente diferentes e únicas.

Até a década de 90, antes de ser criada a Cartoon Network, um do programas favoritos das crianças era o The Looney Tunes da Warner Bros.

Vendo com um olhar mais profundo nesses personagens pudemos constatar características diagnosticados com condições patológicas, ou seja, com algum tipo de transtorno mental. Veja quem são eles.

1. Pernalonga

O coelho cinza que vive mastigando uma cenoura é um dos personagens da Looney Tunes mais popular. Ele é extremamente travesso, porém engraçado, também mostra súbitas alterações de humor e age em impulsos. Vive questionando com perguntas incessantes. Seu diagnóstico mais preciso seria o de Transtorno de Personalidade (Borderline), porém não seria seu único sintoma.

Ele é vingativo, e mantém uma extrema calma quando está executando seus atos de crueldade. É extremamente manipulador, na maioria das vezes aplicando psicologia reverso. Ele adota disfarces, especialmente os de mulheres. Essas características são sugestivas a de Transtorno da Personalidade Anti-Social também.

pernalonga

2. Frajola (Sylvester)

Embora o Frajola é geralmente visto como o gato astuto que aterroriza o pássaro inocente, o “Piu-Piu”, mas ele sempre se dá mal, pois o piu-piu é de uma inteligência superior. Ele é submetido a muitos eventos dolorosos e, no entanto, ele é incapaz de se libertar desse relacionamento disfuncional.

Ele é tão extremamente dependente desse relacionamento em que vive se machucando, que não consegue se desprender disso, se machuca, porém mantém esse ciclo vicioso de viver se machucando. Características essa de uma pessoa masoquista. Além desses traços de co-dependência, ele provavelmente também tem Bulimia, possivelmente enraizamento dessa relação doentia, isso talvez explique o porque do seu corpo inchado e o desejo obsessivo em comer o piu-piu e depois regurgita-lo.

gato-sylvester

3. Willy Coiote

O Coiote é obviamente inteligente, que possui diversos planos bem elaborados e ótimos esquemas para conseguir capturar o Papa-Léguas. Mas ele gasta uma energia excessiva nas quantidade de vezes que ele tenta capturar essa presa tão cobiçada, isso, por repetidamente vezes, apesar de suas falhas, mostra o quanto é fanático por essa tão sonhada captura.

Estes traços são manifestações de seu possível Transtorno Obsessivo Compulsivo. Ele também poderia estar sofrendo de Anorexia Nervosa, evidentemente pelo seu corpo de físico muito magro. Sua obsessão é com o Papa-Léguas, chegando a ignorar qualquer outro tipo de alimento.

Willy-Coiote

4. Pepé Le Pew

É um gambá muito romântico porém egoísta que é apaixonado perdidamente pela Penélope. Pepe está obcecado em ter um relacionamento íntimo com a pobre gata, prendendo-a de vez em quando em seus braços e fantasiando momentos de amor, tudo indicativo de hipersexualidade.

Seu Transtorno da Personalidade Narcisista é bastante evidente, além de ser muito orgulhoso. Ele chega a fingir sua morte para manipular Penélope. Ele não está nem um pouco preocupado se a Penélope gosta ou não dele. Um romântico totalmente exagerado.

Pepe-Le-Pew

5. Marvin, o Marciano

Este pequeno homem de Marte é parecido com um cão de estimação e tem uma ambição megalomaníaca em conquistar o mundo, e tenta compensar sua estatura com planos melaborantes de como ser o dono do mundo, o que indica que ele sofre de Complexo de Napoleão.

No processo, ele pode, sem remorso, desintegrar qualquer um atravessar o seu caminho, com uma calma que só mostra o seu Transtorno da Personalidade Anti-Social. Estranhamente, ele acredita que pode dominar sozinho a terra, o que seria uma tarefa impossível, mesmo com a mais avançada tecnologia à sua disposição, afirmando claramente que ele tem Transtorno Delirante.

Marvin-o-Marciano

6. Vovó Granny

Granny é simplesmente adorável, ela é capaz de fazer tudo, de uma dançarina xamânica a um suspiro de um pássaro, e pode se transformar em uma combatente do crime que luta kung-fu. Ela provavelmente já anda sofrendo de um caso de Alzheimer.

Seus talentos e seu pássaro não falar já é um de seus delírios, e ela mostra muitos sinais que são comumente considerados sintomas da doença de Alzheimer. Ela está entrando no estágio da demência, enquanto, gradualmente, ela se torna cada vez mais delirante. Ela também mostra tendências da confusão, quebra a linguagem, e até mesmo a irritabilidade e agressividade.

Vovo-Granny

7. Gaguinho

O gaguinho poderia ter um personagem com menos aparição, mas o porco cor de rosa adorável encontrou seu lugar no show business e acabou sendo um dos porquinhos mais famosos da televisão. Ele tem uma postura curvada, com as pernas e coluna vertebral levemente flexionados, e ele também tem um problema de gagueira. Estes podem ser considerados como indicadores de doença de Parkinson.

Ele vive extremamente bem arrumado e limpo, o que não é característica do porco. Isto poderia ser porque ele tem desenvolvido um Transtorno Obsessivo Compulsivo, decorrente do medo de se parecer ridículo, devido à sua deficiência na fala.

gaguinho

8. Patolino

O Patolino com sua energia explosiva é extremamento agitado, sendo uma das características desse personagens, e tem alguns sintomas clássicos da Síndrome de Déficit de Atenção, pode ser que por isso que ele é facilmente distraído.

Além de déficit de atenção, tem uma personalidade hiperativa, porém também tem outras característica não muito boas, como a insegurança, nenhuma habilidade de sociabilização, temperamental, delírios e alucinações, além de discursos e pensamentos desorganizados, que pelos diagnósticos poderia ser considerado um esquizofrênicos. Sua suspeita sobre as pessoas pode ser um sinal de desordem pessoal paranoica.

patolino transtornos mentais

9. Eufranzino (Yosemite Sam)

O Eufranzino é uma pessoa extremamente violenta e com um temperamento muito curto, que ele não consegue controlar. Seus tiques nervosos, distúrbios do movimento e a tendência da expressão espontânea de palavras ofensivas também poderiam indicar a Síndrome de Tourette.

Traços de transtorno de personalidade ao se deparar com o desrespeito à lei, sua irritabilidade e agressividade, e uma dificuldade enorme de lidar com os outros acabam resultando em brigas. Ele também ignora os direitos dos outros, e é incapaz de adiar a gratificação.

eufranzino transtornos mentais

10. Taz (Tasmanian Devil)

Taz é geralmente um ser muito hiperativo e doido por comida, ele se transforma em uma pessoa delirante quando incomodada, tornando-se, assim o Taz, um ciclone destrutivo, e indicando o seu transtorno explosivo intermitente, complementado por sua violentas mudanças de humor.

Sua distração, confusão e hiperatividade são sintomas de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Além de sua loucura sem limites, ele tem delírios e uma desordem geral em suas atividade, alguns dizem ele progrediu para esquizofrenia, provocando delírios e déficits cognitivos.

tasmanian-devil transtornos mentais

VEJA ESSES ARTIGOS TAMBÉM: