Curiosidades

Origem da caneta Bic e para que serve aquele furinho

caneta bic

A famosa empresa Bic é francesa e fica localizada em Clichy, na França. Ela foi fundada em 1945, e é conhecida por fabricar produtos à base de plásticos, incluindo isqueiros, canetas, aparelhos de barbear mas também caiaques. Seus principais concorrentes são a Faber-Castell, Gillette, 3M, Newell Rubbermaid e Stabilo.

São vendidas aproximadamente 14 milhões de canetas todos os dias em todo o mundo e cerca de 400 milhões de canetas esferográficas por ano no Brasil, sendo assim, o segundo maior mercado de vendas e faturamento, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Além das famosas canetas, a empresa também produz e vende produtos de barbear, pilhas e baterias, materiais escolares diversos (como lápis, colas e outros), e também produtos náuticos como veleiros e caiaques.

A caneta é um dos projetos que marcaram a história, um sucesso de todos os tempos. Em 2005, o valor das vendas totais chegou a alcançar mais de 100 bilhões. É um objeto utilizado por praticamente todas as pessoas do mundo, pois é de extrema necessidade.

Recordes de vendas

A empresa detêm de um recorde no Guinness Book como a melhor caneta esferográfica em termos de venda do mundo. Apesar de não ter sido a primeira a ser inventada, mas devido ao seu design diferenciado e de preço acessível acabou revolucionando a indústria de canetas esferográficas.

Em 1950, com um investimento inicial de 10.000 francos, o empresário francês Marcel Bich lançou a Bic Cristal em um antigo galpão no norte de Paris. As canetas eram produzidas com barris de plásticos transparente, então, elas não encolhiam, não entupiam e nem vazavam como os modelos fabricados anteriormente.

As canetas eram vendidas por menos de 20 dólares cada uma, sendo consideradas muito econômicas e eficientes. Já as primeiras a serem produzidas eram vendidas mais barato, cerca de 12 dólares cada.

Em 1950 ela começou a se expandir para alguns países da Europa Ocidental, América do Sul, Oceania, Ásia e América do Norte e em meados de 1954 a empresa ingressou no mercado italiano. Em 1965 a Bic dominou praticamente todos os continentes do mundo, e não parava por aí, continuou a crescer.

Furinho na caneta

Algumas pessoas podem nunca ter reparado, mas outras talvez tenha algum dia ficado com a pulga atrás da orelha para saber porque a caneta tem aquele minúsculo furo na lateral de sua carcaça. E curiosamente ele existe desde os primeiros modelos, e é de suma importância.

furo na caneta esferografica bic

Sua principal função é a de igualar a pressão atmosférica dentro e fora da caneta. Se não existisse aquele singelo furinho, provavelmente a caneta estouraria sempre que fosse transportada em locais altos, como edifícios, aviões ou o topo de uma montanha.

Além disso, as tampas das canetas também tem um finalidade para ter aquele buraco. Esse pequeno detalhe já é relacionado aos designs mais novos, tendo surgido em 1991. O furo tem como objetivo aumentar a segurança de que utiliza esse objeto, especificamente para aquelas que adoram mordem a tampa. Esses buraquinhos na tampa foram produzidos para que as crianças e também os adultos tivessem menos riscos ao engoli-la, uma vez que o furo permite uma passagem de ar quando o objeto é engolido, e por incrível que pareça, isso é mais comum do que você imagina.

ESTÁ DIFÍCIL ACOMPANHAR TODOS OS ARTIGOS?
Receba diretamente em seu e-mail, um resumo com os novos artigos.

REDES SOCIAIS

Parceiro