Onde surgiu o famoso pão francês?

pão francês

O Pão Francês, também conhecido na Bolívia como marraqueta ou pan de batalla, no sul do Chile como pan francés ou pan batido, como é conhecido na região de Valparaíso, é um tipo de pão feito de farinha, sal, água e fermento. Seu interior é crocante e é muito popular no Chile, no Brasil, nas região dos andes da Bolívia e do Peru mas também pode ser encontrado na Argentina e no Uruguai.

Muitos acreditam que ele tenha surgido nas padarias da França, porém, não é verdade, porque o famoso pão francês não tem muito haver com os pães feitos na França. A verdade é que o o pãozinho também conhecido como “pão de sal” e “cacetinho”, e que a maior parte do Brasil chama de “francês”, não existe na França.

pão francês

Onde surgiu?

A receita do pãozinho hoje mais consumido no Brasil surgiu no início do século 20, provavelmente perto da 1ª Guerra Mundial, por encomenda de brasileiros endinheirados que voltavam de viagem a países da Europa.

Até o fim do século 19, o pão mais comum no Brasil era bastante popular em Paris, como um pão curto, cilíndrico,  com miolo branco e duro e casca dourada, estilo um precursor da baguete, atual preferência dos franceses. Os viajantes de famílias ricas que voltavam da França o descreviam aos seus cozinheiros para que eles pudessem reproduzir a receita pela aparência.

No final, o resultado acabou sendo o “pão francês” brasileiro, com miolo e casca dura, uma versão tropical do pão italiano, que difere de sua fonte de inspiração européia, sobretudo por levar um pouco de açúcar e gordura na massa antes de ir ao forno. No decorrer dos anos, o pão foi adquirindo diversos apelidos em diferentes cidades do Brasil.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

REDES SOCIAIS

Parceiro