Curiosidades Mundo Animal

O veneno de rato funciona porque eles não conseguem vomitar

Os ratos não têm a necessidade de vomitar, pois seus sistemas digestivos são poderosos o suficiente para processar o que seria geralmente considerados como materiais perigosos, além disso, seus sentidos aguçados de olfato e paladar os impedem de consumir tudo o que eles não conseguem digerir.

O vômito é realmente um processo complexo para os ratos, pois eles têm um “sistema” apropriado para fazer, e também não conseguem arrotar ou ter refluxo.

Os ratos conseguem “regurgitar” a sua alimentação, ou seja, eles podem empurrar o alimento do seu estômago até seu esôfago.

ratos-bebes

Para ocorrer um vômito, é necessário que aconteça a expulsão forçada do conteúdo do estômago, onde exige a contração dos músculos, coisa que os ratos não conseguem fazer.

Para os animais que têm a capacidade de vomitar, como nós, os vômitos servem para um propósito importante, sendo então, uma resposta automática para um possível consumo de veneno, o que isso na verdade é um processo de defesa que mantém o animal vivo.

Leia mais: Rato do tamanho de uma criança é encontrado em Londres

Os ratos têm grandes resistências ao veneno, porém, ao ingerir certa quantidade de veneno, eles irão morrer porque não conseguem expelir o veneno através do vômito.

REDES SOCIAIS