O que você deve fazer ao se engasgar e estiver sozinho

engasgar

No meio médico, engasgo ou obstrução de vias aéreas por corpo estranho é o bloqueio da traqueia de uma pessoa por um objeto estranho, vômito, sangue ou outros fluidos. Engasgo é considerado uma emergência médica, pois em casos mais sérios, a pessoa engasgada sem socorro médico pode morrer por asfixia ou deixá-la semi-consciente ou inconsciente por um tempo.

Bom, é uma situação desesperadora em que você se encontra sozinha, sem auxílio algum. Se engasgar por algo que você comeu não precisa terminar em tragédia, pois com essa dica você conseguirá sobreviver.engasgar

Normalmente aprendemos a socorrer o próximo, e não a nós mesmos, mas caso essa situação venha a ocorrer com você, existe algo bem simples e rápido para resolver caso você se engasgue.

Procedimento

Inicialmente, é necessário que a pessoa não entre em pânico de forma alguma. Ajoelhe-se e leve as mãos ao chão como se quisesse fazer uma flexão, deixando a sua coluna reta – popularmente falando, fique de quatro. Então aí vem a questão chave, rapidamente, leve os braços para frente fazendo o tórax cair sobre o chão.

Pronto, simples. O que acontece é que com a força da pancada no chão vai fazer o ar dos pulmões ser expelido de uma vez pela boca, fazendo com que o objeto que te fez engasgar, preso à garganta saia. Deve doer um pouco, mas esse simples ato salvará a sua vida – e isso é o que importa.

Quem ensinou essa técnica foi o paramédico Jeff Rehman, que possui nada menos que 22 anos de experiência no caso de engasgamento. Veja Jeff demonstrando passo a passo a técnica do salvamento.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Curta nossa página

Parceiro

O Super Curioso