O que acontece quando você segura o xixi por muito tempo?

segurar o xixi

Culturalmente, quando se é criança, escutamos diversas coisas vindo de nossas mães, e uma delas com certeza deve ter sido a de que não é bom ficar segurando o xixi por muito tempo que faria mal à saúde, mas segundo especialistas ela tinha toda a razão. Reter a urina por um longo período de tempo pode ser sim prejudicial. Entenda então o porquê.

1. Infecções urinárias

Segurar o xixi por um longo período de tempo pode aumentar suas chances de sofrer de infecções urinárias, uma vez que o fato de você urinar adequadamente ajudar a limpar a uretra, que é onde as bactérias ficam acumuladas. Quando você demora demais para ir ao banheiro pode acabar atrapalhando a higienização natural do corpo.

2. Forçar a bexiga

Quando você força a sua bexiga para segurar o xixi os músculos do assoalho pélvico começam a perder força e, ao longo do tempo, o hábito pode fazer com que você perca o controle de suas funções, enfraquecendo o órgão.

3. Dores

Quando você fica muito tempo segurando o xixi e depois quando o faz sente aquele enorme alívio, acaba sentido dores, mas saiba que o incômodo pode permanecer porque por algum tempo, pois seus músculos permaneceram tão contraídos que vão acabar demorando para relaxar.

4. Bexiga esticada

A bexiga acaba se esticando até chegar ao seu limite quando você demora muito para fazer xixi, sendo assim, atrapalha os sinais que corpo envia ao cérebro de que ela precisa ser esvaziada. Futuramente pode acarretar problemas de não receber mais o alerta de que deve ir ao banheiro.

As mulheres conseguem reter a urina por até 6 horas, dependendo da quantidade de líquido produzida e do estado de hidratação, mas isso pode variar de pessoa pra pessoa, pois é a capacidade física e funcional do corpo que delimita essa retenção.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER