Curiosidades Dicas

Herpes labial? Saiba como se livrar dela

herpes labial

O herpes labial é uma doença viral e contagiosa nos lábios, na boca ou nas gengivas causada pelo vírus da herpes simples. As infecções são classificadas de acordo com a parte do corpo infectada. A herpes labial normalmente afeta a boca ou o rosto, e é caracterizada principalmente pelo surgimento de pequenos grupos de bolhas, algumas vezes doloridas.

 Causas

O herpes labial é uma doença infecto-contagiosa causada pelo vírus do herpes simples do tipo 1 (HSV-1) na maioria dos casos, que fica incubado no corpo e se manifesta quando há uma queda na imunidade da pessoa.

Os vírus são transmitidos pelo contato direto com fluidos corporais ou feridas de uma pessoa infetada. A doença é contagiosa mesmo nos períodos em que não há a manifestação dos sintomas. Pode ser transmitida de mãe para filho durante o nascimento.

A infecção inicial pode não causar sintomas ou surgimento de bolhas na boca, porém a característica principal do vírus é permanecer em estado latente no tecido nervoso do rosto por tempo variado.

Os sintomas mais comuns

Uma leve coceira nos lábios ou ao redor da boca, dependendo do caso, a coceira pode incomodar bastante, ardência nos lábios ou perto da área da boca ou também, formigamento nessas áreas citadas.

Quando elas aparecem?

Geralmente elas aparecem quando a pessoa está gripada, com baixa imunidade, estressada, na TPM, muito nervosa, dentre alguns outros motivos que desencadeiam a herpes labial.

Existe tratamento?

Sim, existem medicamentos, pomadas, dentro outros paliativos. Abaixo informaremos a receita de um remédio caseiro para acabar com as herpes.

Receita caseira – ingredientes

  • Água filtrada;
  • Bicarbonato de sódio.

Modo de preparo

Misture o bicarbonato na água, até que ele fique pastoso, após, é só passar na ferida, utilize um cotonete para passar a pasta. Simples, não é mesmo?

Além de eficiente, a cicatrização ocorre com muita rapidez.

REDES SOCIAIS