Curiosidades Mistérios

Hécate, a assustadora deusa da bruxaria e da magia

Hecate-magia-990x579

Hécate, de acordo com a mitologia grega foi uma deusa, naturalizada na Grécia micênica ou na Trácia, mas oriunda das cidades cárias de Anatólia, região onde serviu de testemunho para a maioria dos seus nomes teofóricos.

Hecate-deusa-da-magia

Possuía um papel absoluto de salvadora (Soteira), Mãe dos Anjos e a Alma do Mundo Cósmico. Ela era uma das principais deidades adoradas nos lares atenienses como deusa protetora e como a que conferia prosperidade e bênçãos diárias à família e única filha dos titãs Perses e Astéria a receber o poder sobre o céu, a terra e o mar.

Aparência

Hécate era inicialmente representada como uma mulher com duas tochas acompanhadas por duas cadelas pretas ou um cão de três cabeças, e em períodos posteriores na sua forma tripla. Estava associada a encruzilhadas, entradas, fogo, luz, a lua, magia, bruxaria, o conhecimento de ervas e plantas venenosas, fantasmas, necromancia e feitiçaria.

hecate-bruxa

Sua primeira história conta que foi enviada para ajudar Deméter em sua busca por Perséfone. Guiando-a através da noite com suas tochas, e o farejo dos seus cães.

Com o tempo, Hécate foi considerada representante da noite, então, sendo assim, considerada uma entidade do submundo que reinava na noite acompanhando todas as almas dos mortos.

Hécate era adorada pelas Bruxas, respeitada na época pelas suas práticas de magia negra e tida como uma divindade infernal, no qual enviava os fantasmas e demônios para a terra. Praticamente da bruxaria e feitiçaria, ela habitava as encruzilhadas, túmulos e lugares próximos ao sangue de pessoas assassinadas.
Hecate-deusa

A sua chegada aos lugares era identificado pelo uivo dos cães. Atualmente, Hécate poderia ser considerada como uma mulher extremamente assustadora e temida por muitos, pois era um ser estranho que gostava de perambular com as almas dos mortos.

Sua aparência também era horripilante, por muitas vezes aparecia com três cabeças, sendo elas de um cavalo, de um leão e um cão. Também se semelhava a uma mulher fantasmagórica de aparência muito velha, acompanhada por outras duas mais jovens.

Para quem acredita em bruxaria, Hécate é normalmente invocada pelas Bruxas, ou por outras pessoas que praticam tipo semelhante de ritual sombrio. Medonho, não é mesmo?

REDES SOCIAIS