Estalar os dedos pode ser prejudicial à saúde?

estalar os dedos das mãos

Estalar os dedos pode ser prejudicial à saúde?

É um hábito que muitas pessoas adquirem ao longo do tempo, ou logo quando pequeno. Alguns dizem que estalar os dedos serve para aliviar a tensão, outros já nem percebem mais e falam que é totalmente automático, mas que não tem relação alguma com stress ou tensão do dia a dia.

O gesto de estalar os dedos é muito comum quando se vai iniciar algo em que precisa realizar, como uma atividade física, uma reunião, uma prova importante, dentre outros, e dizem que o fato de realizar esse gesto tende a aliviar a tensão, consequentemente, relaxando o corpo para realizar determinada tarefa, outras pessoas já dizem que fazem porque sentem que sua mão está tensa e isso relaxa, e outras pessoas praticam o gesto apenas pelo prazer do barulho que faz. Porém muitas pessoas acreditam que o fato de estalar sempre os dedos pode ocasionar artrite. Será?

Não precisa se desesperar e nem ficar preocupado, pois estalar os dedos não causa artrite. Provavelmente nenhum dano ocorrerá com suas articulações, pode estalar à vontade que o som até ajuda a identificar a saúde das juntas.

Estudo sobre o assunto

Pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá, efetuaram testes para revelar o que de fato acontece quando estalamos os dedos. A causa é devido bolhas que se criam e que lubrificam as articulações, causando assim o barulho – e não o atrito entre os ossos. O estudo foi publicado pela revista Plos One.

Os especialistas comparam essas bolhas a pequenos vácuos que se criam nas articulações. Uma vez que as superfícies das articulações se separam rapidamente, não há mais fluido disponível para preencher o volume crescente do conjunto, uma cavidade é criada, e esse evento é o que está associado ao som.”

 Muitas pessoas se incomodam com o barulho, pois pensam que está ocorrendo algum tipo de dano, mas pode ficar sossegado, nada de mal acontece, pois após diversos testes, foi comprovado que não há evidências de que o barulho signifique algum tipo de dano ao seu corpo.

Essa pesquisa somente reforça o que já foi constatado nos anos de 1940, apenas a criação de bolhas. No entanto, um estudo dos anos de 1970, também com raios X, questionou a teoria de 1940, propondo que era o estouro da bolha na articulação que criava o barulho, mas anos mais tarde foi reforçada somente a teoria de 1940, sendo então, não prejudicial à saúde estalar os dedos.

Então, chegou-se a conclusão de que o fato de estalar os dedos pode até ajudar a identificar algum tipo de problema nas juntas mesmo antes deles aparecerem, conforme o barulho na hora do estalo. Interessante, não é mesmo?

Gostou? Comente.

VEJA ESSES ARTIGOS TAMBÉM:

Deixe seu comentário

Clique aqui para deixar um comentário