Entenda porque nosso sangue é vermelho

A cor do nosso sangue é vermelha porque vem das células chamadas de hemácias ou glóbulos vermelhos, onde são a maioria no nosso organismo.

Como assim?

Bom, o sangue é um tecido conjuntivo líquido que circula por todo o nosso sistema vascular, e essas células contêm o pigmento chamada de hemoglobina, rica em ferro. Quando respiramos, trazemos o oxigênio para dentro do nosso corpo e isso faz com que o ferro presente na hemoglobina se oxide, então, essa reação tem como consequência uma tonalidade vermelha. É o mesmo processo que ocorre quando um ferro está em processo de oxidação, que vai surgindo aquela coloração avermelhada quando está enferrujando.

Função do sangue

A função do sangue é a de manutenção da vida do organismo no que tange ao transporte de nutrientes, excretas (metabólitos), oxigênio e gás carbônico, hormônios, anticorpos, e demais substâncias ou corpúsculos cujas conduções se façam essenciais entre os mais diversos e mesmo remotos tecidos e órgãos do organismo.

sangue-vermelho

As células sanguíneas são classificadas em três grupos básicos: os leucócitos ou glóbulos brancos, que são células de defesa integrantes do sistema imunitário; os eritrócitos, glóbulos vermelhos ou hemácias, responsáveis pelo transporte de oxigênio; e plaquetas, responsáveis pela coagulação sanguínea.

Hemácias

Elas são células como esferas bicôncavas e não possuem núcleo, por isso conseguem guardar uma grande quantidade de hemoglobina. A hemoglobina é capaz de se ligar tanto a moléculas de oxigênio como as de de gás carbônico, ela é fornecida já na formação de cada hemácia e de maneira que amadurecem, aumentam sua afinidade por átomos de ferro. Então, elas se unem aos átomos de ferro e passam a ter uma certa eficiência para se ligar também aos átomos de oxigênio e é assim que as hemácias carregam o oxigênio pelo nosso corpo através do sangue. Sem o ferro, as hemácias não conseguem carregar oxigênio e isso causa um tipo de anemia, que é uma deficiência de ferro.

Nosso sangue pode ter duas tonalidades, o vermelho vivo, que é o sangue arterial ou um vermelho mais escuro, que é o sangue venoso, isso porque recebe o Dióxido de Carbono que as células produzem, tornando-se um sangue mais escuro devido a presença de oxigênio ser bem menor.

FONTE (S): Wikipédia

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER