É verdade que comer formiga faz bem pros olhos?

As formigas são animais pertencentes à família Formicidae, com mais de 12.000 espécies distribuídas por todo o planeta, menos nas regiões polares, sendo considerada o grupo mais numeroso dentre os insetos. As formigas operárias chegam a viver até 6 anos e a formiga rainha 15 anos.

Elas são seres particularmente interessantes porque formam níveis avançados de sociedade, ou seja, a eusocialidade, que é o mais alto grau de organização social dos animais presente nas sociedades mais complexas, que ocorrem também com as abelhas,vespas, cupins e o rato-toupeira-pelado.

formigas

A eussocialidade requisita três características: uma sobreposição de gerações em um mesmo ninho, o cuidado cooperativo com a prole, e uma divisão de tarefas (reprodutores e operárias).

Estudiosos acreditam que o aparecimento das formigas na Terra se deu durante o período Cretáceo (há mais de 100 milhões de anos) e supõe que elas tenham evoluído a partir de vespas que apareceram durante o período Jurássico.

São muito ricas em proteínas, em torno de 42%, porém, pobres em carboidratos e gorduras saturadas. Estão sendo ultimamente estudadas e exploradas para servirem de fontes de alimentos.

A formiga mais conhecida e consumida por alguns indígenas brasileiros, são as tanajuras, que são apreciadas como verdadeiras iguarias a muito tempo.

Além de dessa riqueza em proteínas, elas também possuem quantidades consideráveis de fósforo, sódio, manganês, cálcio, magnésio, zinco, potássio, ferro e cobre.

Enfim, faz bem ou não para os olhos?

Apesar de toda essa quantidade, ainda não existem indício científicos de que comer formigas possa melhorar problemas de visão, portanto, são somente boatos e crendices, pois o valor nutritivo e proteico das formigas são tão baixos, que não é possível fazer algum tipo de efeito no seu corpo.

Poderia ser verdade, não é mesmo? Afinal de contas, há uma abundância muito grande de formiga em nosso planeta que poderia servir como um auxiliar na alimentação.

VEJA ESSES ARTIGOS TAMBÉM:

Deixe seu comentário

Clique aqui para deixar um comentário