De que material é feita a bola de sinuca?

Sinuca é um jogo de mesa, taco e bolas praticado no Brasil, e constitui uma variante do pool, um jogo de mesa inventado em 1875 na Grã-Bretanha. Neste jogo dois adversários tentam colocar num dos seis buracos da mesa as bolas coloridas (não brancas) na sequência definida pelas regras.

As primeiras bolas de bilhar eram feitas de madeira e, posteriormente de barro. A industrialização das bolas de marfim se iniciaram a partir de 1627 até o início do século 20, embora as primeiras referências escritas as bolas de bilhar de marfim estão no inventário de 1588 o Duque de Norfolk.

bola de sinuca feita de madeira

Em meados de 1800, os elefantes estavam sendo abatidos por causa de seu marfim, correndo um grande risco de entrarem em extinção devido a alta demanda, sendo que com uma presa do elefante era possível fabricar apenas oitos bolas.

Os elefantes só não foram totalmente extintos porque a indústria americana descobriu que era possível fabricar bolas com outros materiais, que a deixavam mais baratas e de melhor qualidade. Começaram então a serem produzidas de resinas termo-ativadas.

Lenda

Uma lenda urbana diz que as bolas de bilhar feitas de celuloide ocasionalmente explodiram durante um jogo, porém nenhuma fonte confiável pode comprovar isso.

Desmatamento

No começo, para obter as resinas era necessário o desmatamento, uma vez que essa resina vem das árvores, mas devido a tecnologia, conseguiram aperfeiçoar utilizando as resinas especiais derivadas do petróleo. (polímeros orgânicos termo-ativados).

As rigorosas exigências das bolas de bilhar se reúnem hoje com bolas de plástico moldado a partir de materiais que são altamente resistentes a rachaduras e lascas. Atualmente Saluc, sob o nome das marcas Aramith e Brunswick, fabrica bolas de bilhar em resinas fenólicas.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

REDES SOCIAIS

Parceiro