De onde se originou a palavra “Motel”?

A palavra surgiu em 1925, quando o arquiteto norte-americano Arthur Heineman projetou um hotel destinado a motoristas, ao lado da rodovia que liga São Francisco a Los Angeles, na Califórnia, nos EUA.

A intenção do novo estabelecimento era um público diferenciado, aqueles que viajavam pelas estradas de carro. Isso deu a ideia a Heineman que juntou os primeiros fonemas de “motor” (de carro) aos últimos de “hotel”para compor o nome de seu projeto: Milestone Motel, atualmente o Motel Inn. Essa definição acabou sendo inspiração para diversas outras pessoas que iniciaram negócio nesse ramo.

motel tucumcari

Mais tarde, meados dos anos 60, essa ideia começou a se iniciar no Brasil, porém, era apenas destinado aos encontros amorosos, porque os hotéis convencionais não permitiam as estadias de curta permanência.

Em alguns Estados, os motéis eram monitorados por policiais da Delegacia de Costumes. Eles ficavam escondidos para autuar os possíveis amantes e os estabelecimentos por crime contra os costumes, costumavam contar no relógio o tempo de hospedagem de um casal. Isso acabou atrapalhando o ramo dos motéis, então, para fugir dessa vigilância, os grandes empresários foram buscar outras alternativas nos Estados Unidos.

Em 1968 surgiram os primeiros estabelecimentos do gênero, onde teria sido construído em uma estrada do município de Itaquaquecetuba, em São Paulo: o Motel Playboy.
Via: “A Origem Curiosa das Palavras”, de Márcio Bueno

VEJA ESSES ARTIGOS TAMBÉM:

Deixe seu comentário

Clique aqui para deixar um comentário