De acordo com estudos, o fim de semana deveria ter 3 dias

O fim de semana é a parte da semana que compreende o sábado e o domingo. Nos fins de semana a maioria das pessoas assalariadas não trabalham, porém muitas trabalham durante o período da manhã do sábado, principalmente as que trabalham nos comércios, atividades recreativas e de lazer.

Independente de trabalhar ou não no sábado, para a grande maioria o final de semana já se inicia no final de tarde da sexta-feira, afinal, mais um final de semana de descanso está chegando. Que maravilha! Creio que seja uma das sensações mais gostosas ao ver a chegada de mais um final de semana.

Porém, essa alegria dura pouco, pois, a sensação que temos é a de que o final de semana passa voando. E logo nos perguntamos: – Nossa, o final de semana já acabou? Porque passa tão rápido?

Segundo especialistas da área da medicina, do sono, das ciências cognitivas e da psicologia organizacional, o ideal seria que o final de semana fosse mais prolongado, o que seria fundamental para um real descanso. Eles vêm sugerindo um aumento de tempo ao longo de suas pesquisas e acreditam que o tempo suficiente para um total repouso seria de três dias, isso mesmo, três dias, o sonho de qualquer um.

Veja aqui algumas pesquisas levantadas por esses estudiosos que te farão crer que eles estão realmente com a razão, e que faz todo o sentido o aumento dos dias de descanso.

Saúde do sono

Quem trabalha menos de 40 horas semanais consegue dormir mais tempo, além de ter maior facilidade de pegar no sono e de no dia seguinte acordar mais descansado pela manhã, de acordo com um relatório do periódico Sleep.

A explicação é a incapacidade de quem trabalha muito relaxar completamente. De acordo com os estudos apontados, o relaxamento é imprescindível na prevenção da insônia.

dormir bem

Bom-humor

Claro que com certeza você já deve ter lido ou mesmo comprovado por si só que quem trabalha muito tem maiores chances de passar os dias de mau humor. A ciência comprova essa tese.

Portanto, uma pessoa que se sente cansada e com sono tem maiores dificuldades de entender as emoções e sentimentos de seus companheiros de trabalho, além disso, tem maior tendência a iniciar brigas sem motivo aparente, devido a esse cansaço físico e mental.

sorrir

Saúde do corpo

Estudos foram realizados na Europa, Austrália e nos Estados Unidos onde 25 dados foram analisados. Cerca de 600.000 pessoas, sendo homens e mulheres contribuíram para a coleta dessas informações.

Os resultados concluíram que as pessoas que trabalham cerca de 55 horas por semana ou mais tem 33% de chance de ter um derrame cerebral, comparando com pessoas que trabalham por volta de 40 horas semanais, ou seja, quem trabalha excessivamente, tem mais de 13% de chance de ter uma doença cardíaca. Estatísticas comprovadas, de acordo com os estudos realizados.

saude

Melhor desempenho

Eles também concluíram que se você descansasse mais teria maior rendimento no trabalho, consequentemente, seu desempenho iria melhorar.

Antigamente, estudos já evidenciavam que os trabalhadores da época, principalmente os que trabalhavam em fábricas, se conseguissem diminuir suas horas de trabalho, seu rendimento era bem maior do que os que trabalhavam em excesso. Isso passou a ser perceptível ao administrador das fábricas, que ficou perplexo com o aumento considerável do desempenho de seus funcionários. Até os frequentes erros dos funcionários haviam sido reduzidos.

Pesquisadores de Harvard decidiram em 2009 implementar essa ideia nos tempos atuais. Um dos testes consistia em adicionar um dia a mais de descanso na semana, com algumas condições e restrições, por exemplo, eles não podiam sequer chegar seus e-mails no dia de seu descanso. Após cinco mês nesse ritmo, os clientes da empresa puderam evidenciar uma grande melhora no serviço.

maior rendimento no trabalho

Bom, não é mesmo? E você, o que acha? Será que esse projeto se aplicaria aqui no Brasil? Deixem comentários.