Curiosidades

Curiosidades que você não poderia deixar de saber

curiosidades camarão mantis

Curiosidades que você não poderia deixar de saber

Veja algumas curiosidades interessantes que a vale você saber.

1. Urso polar

O urso polar possui tanta vitamina A, que pode nos levar a um envenenamento de tanta vitamina.

2. Átomos

Os átomos são compostos, basicamente, por espaços vazios, o que compõe mais de 99% deles, então, se pegássemos todos os átomos do corpo de todas pessoas do mundo e tirássemos todos os espaços vazios, os seres humanos caberiam dentro de uma laranja.

3. Camarão

Os camarões conhecidos como mantis possuem as habilidades mais incríveis com suas garras. Quando estão em posição de ataque, conseguem mover suas garras na mesma velocidade que um tiro. Esse movimento incrível ainda possui outro efeito colateral, que mais parece mágica. O rápido deslocamento da garra gera luz dentro das bolhas de água, em um efeito chamado sonoluminescência, que ocorre no momento em que as bolhas se implodem.

4. O jogo de xadrez

O jogo de xadrez é muito complicado, complexo e cheio de estratégias, e muito mais difícil do que pensamos. Os movimentos possíveis em uma jogada de xadrez pode ser comparado a contagem de todos os átomos existentes no Universo, porém, não chegaria nem perto do número dado pelo jogo.

5. Cabelo poderoso

O cabelo cresce incrivelmente 1 centímetro por mês, mas poderia gerar 10 quilômetros de fio ao ano. Um monte de cabelo pode ter uma resistência muito grande, com mais de 150 mil fios na cabeça humana pode ser usado como corda e sustentar um peso de cerca de 12 toneladas.

6. Estrelas no universo

Somente na Via Láctea, temos algo entre 100 e 400 bilhões de estrelas. No Universo temos algo em torno de 170 bilhões de galáxias. Ou seja, quando multiplicamos o número médio de estrelas em cada galáxia, vezes o número total de galáxias no Universo, teremos algo em torno dos sextilhões de estrelas!

7. Formigas no mundo

As formigas são encontradas em todos os cantos. Basta deixar um pote de açúcar aberto para que um bando surja do nada. Isso não é atoa, pois existem 1,5 milhão de formigas para cada pessoa no mundo, ou seja, temos 10.500.000.000 formigas no planeta. São tantas que se pesássemos todos os humanos e todas as formigas o peso seria similar.

8. Coração de polvo

Além de oito braços, os polvos também possuem outra coisa em número exagerado: Três corações. Dois corações dos polvos funcionam apenas para bombear sangue nas guelras. Já o outro funciona como o nosso, bombeando sangue para todos os cantos do corpo. Outro fato interessante sobre os polvos é o seu sangue azul. Ele tem essa cor, pois, ao contrário dos humanos que usam ferro no sangue, os polvos têm cobre. Isso, junto com a proteína chamada hemocyanin, dá uma cor azulada ao sangue desse animal.

9. Expectativa de vida

No século 20 a expectativa de vida era de 30 anos, hoje já saltou para quase 68 anos, conseguindo elevar essa estatística para 80 no caso do Japão. Isso possibilitou que mais pessoas chegassem aos sessenta. Hoje existem tantas pessoas acima dessa idade, que se pegarmos toda a história dos humanos no planeta, mais de 50% dos que atingiram a marca de 60 anos estão vivos hoje.

10. Ser mãe

A pessoa mais jovem a ter um filho foi Lina Medina em 1933. Com apenas cinco anos, sete meses e 17 dias, ela deu à luz a Gerardo.

11. Walmart

O Walmart é uma das maiores empresas do mundo, tendo supermercados em diversos países. Aqui no Brasil, a empresa chegou em 1995 e já se espalhou, sendo dona de diversas outras marcas, como Big e Nacional. As lojas da empresa vendem de tudo. Desde pneus, até roupas, passando por alimentos e eletrônicos. Essa grande quantidade de itens gera um pergunta intrigante: Qual o produto que melhor vende? A resposta para isso é incrível: Bananas! Há alguns anos que o Walmart divulga esse resultado, revelando que as bananas são muito bem vendidas, superando todos os outros itens que existem a disposição dos clientes.

12. Transplantes de rins

Os transplantes mais comuns nos dias atuais, são os dos rins, mas tem um detalhe que você desconhece, pois quando uma pessoa recebe o rim de alguém, ela não perde um dos seus. Em vez de substituir o rim com defeito, o ruim continua no corpo e o novo é colocado um pouco mais embaixo. Os rins velhos só são tirados em caso de apresentarem problemas graves, como infecção ou algo do gênero, caso contrário, eles continuam ali fazendo seu trabalho.

REDES SOCIAIS

Newsletter

Receba novidades no seu e-mail.

Parceiro