Curiosidades Mundo Animal

Conheça um pouco mais sobre o peixe-serra

Pristidae é a única família da ordem Pristiformes e compreende espécies vulgarmente conhecidas como peixes-serra. A sua característica principal é a maxilar muito alongado, com dentes iguais colocados regularmente nos bordos exteriores.

Esta característica é semelhante ao dos tubarões-serra, da ordem Pristiophoriformes, mas os peixes-serra, como todos os batoides, têm a cabeça achatada dorsiventralmente, com as fendas branquiais na face ventral. Atingem grandes tamanhos e são ovovivíparos.

Habitat

Os peixes-serra são encontrados em áreas costeiras tropicais e sub-tropicais de todos os oceanos. São encontrados também nas baías e nos estuários. São demersais, animais aquáticos que, apesar de terem capacidade de natação ativa, vivem a maior parte do tempo em associação com o substrato, quer em fundos arenosos como os linguados, ou em fundos rochosos, como as garoupas e alimentam-se de pequenos peixes e crustáceos.

O nome

Os nomes “serra” e “peixe-serra” são também usados vulgarmente para espécies do gênero Scomberomorus, da família dos atuns. Tubarão-serra é o nome vulgar duma outra ordem de peixes cartilagíneos, os Pristiophoriformes.

peixe-serra6 peixe-serra peixe-serra1

Austrália Animal Sawfish

peixe-serra3 peixe-serra4 peixe-serra5 peixe-serra7 peixe-serra8 peixe-serra10 peixe-serra11

BY78Y0 – Georgia Atlanta em Pemberton, onde fica a Georgia Aquarium, atração de espécies de peixes ameaçadas de extinção.

peixe-serra15 peixe-serra16 peixe-serra17 peixe-serra18 peixe-serra19 peixe-serra14

FONTES e IMAGENS: Wikipédia / Manual do Mundo
ESTÁ DIFÍCIL ACOMPANHAR TODOS OS ARTIGOS?
Receba diretamente em seu e-mail, um resumo com os novos artigos.

REDES SOCIAIS

Parceiro