Curiosidades Dicas

Conheça os riscos e sintomas mais comuns da diabete

O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando assim um aumento da glicose, ou seja, o açúcar no sangue.

Essa síndrome ocorre porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para atender as necessidades do organismo, ou porque este hormônio tem resistência à insulina.

A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia. Portanto, se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.

Nem todas as pessoas que são diagnosticadas com diabetes apresentam os sintomas mais comuns são dormência nos pés e nas mãos, excessivo perca de peso, sede, dentre outros. Conheça um pouco mais detalhado alguns dos sintomas mais comuns da diabete. Veja se você se identifica com alguns deles, caso sim, procure um médico especialista.

Irritação na pele

Alguns dos sintomas da diabete, e que não é muito conhecido é quando a pele fica seca e causa uma coceira, normalmente ocorre quando os níveis de glicose estão acima do normal.

O principal sintoma são coceiras nas mãos, nos braços, nas pernas e nos pés, posteriormente, deixando a pele irritada, mas fique atento também as mudanças climáticas, pois também causam irritação na pele, mas caso não for, faça um exame de glicose no sangue.

Caspa ou couro cabeludo ressecado

Quando ocorre o excesso de açúcar no sangue, o seu corpo procura uma forma de eliminá-lo através da urina, que é o habitual, porém, algumas vezes ao eliminar o líquido em excesso, outras zonas do corpo ficam afetadas pela desidratação, consequentemente desenvolvendo escamas no couro cabeludo.

Roncos

Ao dormir, o nível de açúcar no sangue se eleva, causando uma condição muito conhecida, que é a apneia do sono. Quando estamos dormindo, o organismo libera do stress que elevam muito os níveis de açúcar no sangue. Fique atento.

Problemas de audição

A perda de audição pode ser um dos sintomas da diabete. Se caso notar que sua audição já não é mais a mesma, e está sentindo uma pequena dificuldade em escutar, procure um médico, pois diversos estudos demonstraram que a perda de audição pode ser um indicador da diabetes.

Alterações na visão

Diabetes produzem algumas mudanças nos fluídos do corpo e isso também acaba afetando o sentido da visão. Este é um sintoma muito comum da diabete. Mas não entre em pânico, pois isto não é uma retinopatia diabética. A retinopatia diabética faz com que os vasos sanguíneos atrás dos olhos se obstruam.

ESTÁ DIFÍCIL ACOMPANHAR TODOS OS ARTIGOS?
Receba diretamente em seu e-mail, um resumo com os novos artigos.

REDES SOCIAIS

Parceiro