Curiosidades

Conheça os mais incríveis robôs da atualidade

Conheça os mais incríveis robôs da atualidade

Um robô (ou robot) é um dispositivo, ou grupo de dispositivos, eletromecânicos ou biomecânicos capazes de realizar trabalhos de maneira autônoma ou pré-programada. Os robôs são comumente utilizados na realização de tarefas em locais mal iluminados, ou na realização de tarefas sujas ou perigosas para os seres humanos. Os robôs industriais utilizados nas linhas de produção são a forma mais comum de robôs, uma situação que está mudando recentemente com a popularização dos robôs comerciais limpadores de pisos e cortadores de gramas. Outras aplicações são: tratamento de lixo tóxico, exploração subaquática e espacial, cirurgias, mineração, busca e resgate, e localização de minas terrestres. Os robôs também aparecem nas áreas do entretenimento e tarefas caseiras.

Robonaut R2, robô astronauta da NASA

A Robonaut é um robô humanoide, desenvolvido pelo Laboratório de Robótica Dextrous naNASA ‘s Lyndon B. Johnson Space Center (JSC) em Houston , Texas. A ideia central por trás da série Robonaut é ter um trabalho de máquina humanoide ao lado astronautas. Seu fator de forma e destreza são projetados de tal forma que Robonaut pode usar ferramentas de espaço e trabalhar em ambientes semelhantes adequados para os astronautas.

Photographer: Robert Markowitz.
Foto: Robert Markowitz.

O robô humanoide da Honda, o Asimo

Asimo é um robô de 1 metro de altura e 52 quilogramas produzido pela Honda. Ele pode andar em superfícies irregulares, virar-se, pegar em coisas, reconhecer pessoas através das suas câmeras que funcionam como olhos, correr até 9 km por hora. Além disso na nova versão, o Asimo ganhou mais sensores, que dão sensibilidade aos dedos para que ele seja capaz, por exemplo, de abrir uma garrafa térmica.

O robo humanoide da Honda o Asimo

 Atlas da Boston Dynamics

Atlas é um bípede robô humanoide desenvolvido principalmente pela empresa de robótica americana Boston Dynamics , com financiamento e supervisão da Agência dos Estados Unidos Defense Advanced Research Projects (DARPA). Tem a altura de 1,8 metro e foi projetado para uma variedade de buscas e tarefas. Sendo lançado em 11 de julho de 2013 para o conhecimento do público.

Atlas da Boston Dynamics

Valkyrie tem quase dois metros de altura e pesa 125 kilos, NASA

Os cientistas do Centro de Edimburgo de Robótica, em conjunto com engenheiros da agencia espacial dos EUA, a NASA, esperam enviar Valkyrie a Marte para cumprir as funções de auxiliador para astronautas, antes de os primeiros exploradores atingirem o planeta vermelho dentro de cerca de 15 anos.

Valkyrie Nasa

Avião autônomo Predator dispara um míssil Hellfire

O Predator chega a 7.600 metros de altitude e pode permanecer até 40 horas no ar. Com propulsão a hélice, sua velocidade máxima é cerca de 220 km/h. Ele tem 8 metros de comprimento por 15 de envergadura. Uma versão mais recente, a MQ-9 Reaper (Predator B), atinge o dobro dessa velocidade. É o modelo que está sendo entregue atualmente às forças armadas.

Aviao autonomo Predator dispara um missil Hellfire

Robô de vigilância GroundBot, da Rotundus

Essa esfera tem 60 centímetros de policarbonato e é a mais recente tecnologia de vigilância da empresa sueca Rotundus. O GroundBot é controlado por controle remoto e é capaz de andar na lama, neve e areia, além de fornecer uma transmissão ao vivo através de um par de câmeras, enquanto seu operador vê a imagem em 3D em uma tela.

GroundBot da Rotundus

Aspirador de pó robótico Roomba, da iRobot

O Roomba 560 tem 34 centímetros de diâmetro e 9 centímetros de altura. Ele pesa 3,7 kg. Não é pesado, mas é um pouco grande, sendo necessário segurá-lo com as duas mãos para manuseá-lo.

A montagem da base é simples. Ela se conecta ao aspirador por meio de dois sensores. Você sabe que a conexão está correta quando uma luz verde se acende na base. Com a bateria carregada, basta clicar em um botão para o Roomba começar a limpeza.

Aspirador de po robotico Roomba da iRobot

O Opportunity, assim como seu irmão gêmeo Spirit, foi enviado a Marte em 2003, e permaneceu coletando informações científicas no planeta

O MER-B (Opportunity) é o segundo dos dois veículos exploradores geológicos da NASA, que aterrissaram em Marte em 2004. O Opportunity aterrissou em Marte em 25 de janeiro de 2004 no Meridiani Planum por volta de 05:05 (horário da Terra) e 13:15 (horário de Marte).

Os destaques da missão incluem o estudo de meteoritos, como Heat Shield Rock, encontrado em Meridiani Planum e os dois anos que permaneceu estudando a Cratera Victoria. Após passar por algumas tempestades de poeira chegou à Createra Endeavour em 2011.

Opportunity Robo

Robôs BigDog, da Boston Dynamics

O BigDog é um projeto de robô militar que foi desenvolvimento pela Boston Dynamics, constituindo-se numa espécie de “mula-sem-cabeça” de carga. Esse robô chega a carregar até 180 kg em sua estrutura, além disso, ele tem sensores de movimentos ao seu redor, não caindo ao ser empurrado ou caso escorregue, conseguindo caminhar em qualquer terreno, incluindo no gelo. Ele já é utilizado por militares em alguns lugares do mundo para transporte de itens e futuramente estará sendo comercializado.

Robo BigDog da Boston Dynamics

Robô cortador de grama Automower, da Husqvarna

O robô cortador de grama representa a terceira geração de cortadores de grama automáticos e silenciosos que fazem um gramado perfeito, sem gerar dificuldades. O novo equipamento leve e compacto é dirigido a usuários domésticos que possuem jardins pequenos com gramados de até 500 m2. Como os outros equipamentos maiores e similares da Husqvarna, ele permite que os usuários aparem a grama com facilidade.

Robo cortador de grama Automower da Husqvarna

REDES SOCIAIS