Conheça o peixe da cabeça transparente

Macropinna microstoma peixe fantasma

Macropinna microstoma também denominado de peixe fantasma, é a única espécie de peixe inserida no gênero Macropinna, pertencente à família Opisthoproctidae.

Essa espécie é reconhecida por ser rara, e ter uma cúpula na cabeça transparente, preenchida de fluido, através da qual se podem visualizar as lentes dos olhos. Os olhos têm uma forma de barril e podem ser rodados para apontar para frente ou para cima, olhando através dessa mesma cúpula.

Ele tem uma pequena boca e a maior parte do seu corpo é coberta de grandes escamas. Normalmente paira quase imóvel na água, a uma profundidade de cerca de 600 metros até 800 metros, usando as suas grandes barbatanas para a estabilidade e com os seus olhos apontados para cima. Em condições de pouca luz assume-se que o peixe detecta as presas pelas suas silhuetas.

Especialistas identificaram que quando uma presa de pequenas dimensões é detectada, os olhos rodam-se como uns binóculos, apontando para a frente enquanto ele roda o seu corpo de uma posição horizontal para vertical, para se alimentar. Robison especula que M. microstoma rouba comida dos siphonophora.

M. microstoma foi descoberto em 1939, por Chapman, mas nunca foi fotografado vivo até 2004. Desenhos antigos não mostram a cúpula transparente, já que a mesma é normalmente destruída quando o peixe é trazido das profundezas.

FONTE: Wikipédia
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Curta nossa página

Parceiro

O Super Curioso