Conheça as galinhas raras que são 100% pretas

Galinhas raras pretas

Ayam Cemani é uma rara espécie de galinha nativa da Indonésia, e sua aparência totalmente preta a tornou uma das espécies mais exóticas do mundo.

A galinha é totalmente preta (penas, bicos, pernas, pele e até a carne são pretas) tem sua origem há vários séculos nas ilhas indonésias de Sumatra e Java.

Sua raridade provêm do fato de muitos cruzamentos terem ocorrido nas criações, mesmo na ilha de Java, onde é originária. Há relatos de que os colonizadores holandeses se recusavam a comer a carne preta da ave.

Ayam Cemani tem inspirado o folclore javanês desde o século 12, quando foi considerado um pássaro da elite. Acreditasse que essa iguaria conduz poder e riqueza, e também que a ave traz muita sorte para aqueles que a consomem.

Embora recentemente tenha sido registrado uma variante sueca de galinhas totalmente negras, estas possuem uma dimensão bem inferior à Cemani. A ave foi introduzida em 1998 na Holanda, e no começo do século XXI na Alemanha.

Isso se deve porque ela sofre de uma condição chamada de fibromelanose, que é uma mutação genética inofensiva que faz com que a melanina extra infiltre no tecido do pássaro. Este processo ocorre já nos embriões, resultando em embrião da cor preta.

 FONTE: Bored Panda
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

REDES SOCIAIS

Parceiro