Conheça a fobia estranha de quem tem medo de patos

A pessoa que sofre da fobia de medo de patos é denominada de Anatidaefobia, que se resume no medo de ser observado ou perseguido por patos. A expressão origina-se de uma invenção fictícia do autor Gary Larson Vitin contida em The Far Side.

A palavra vem do grego “anatidae“, que significa patos, e “phobos”, que significa medo.

Sintomas

Anatidaefobia ou o medo de patos pode ter causa de uma má experiência relacionada com esses animais. Os anatidaefóbicos apresentam vários sintomas físicos em quais resultam nesse problema, como desconforto, enjoo, suor excessivo, palpitação e pânico.

Algumas pessoas chegam a sofrer também de perda de controle ou incapacidade de fugir da situação em que se sentem em perigo eminente.

Origem

Acreditasse que o medo venha devido essas aves terem tendências agressivas e muitas vezes atacar as pessoas sem qualquer motivo, pois muitas vezes elam agridem somente para roubar comida ou apenas beliscá-las.

Tratamento

A maioria dos casos de fobias de infância pode ser resolvida com o tempo, mas, em alguns casos elas podem persistirem na vida adulta.

A anatidaefobia deve ser tratada com um especialista logo no início da doença, para que o paciente possa receber um tratamento adequado e conseguir controlar a situação, mas, muitos se recusam a esse tratamento médico e tem como resultado a possibilidade da fobia persistir por anos.

É muito importante que se tenha um acompanhamento de um psicólogo, principalmente se os sintomas de ansiedade começarem a interferir em sua rotina.

O primeiro passo deve ser dado pela família, onde eles definitivamente não possam graça ou zombar de quem sofre dessa fobia, pois já é uma grande dificuldade o paciente aceitar sua condição, imagine quando sofrem algum tipo de ridicularização.

VEJA ESSES ARTIGOS TAMBÉM: