Como era ser um bebê na Idade Média?

idade média bebes

A vida na Idade Média não parece nada atraente em relação aos tempos atuais. Sabe-se que a taxa de mortalidade naquela época era muito grande, devido a falta de higiene, tratamento médico, saneamento básico, entre outros fatores que aumentava drasticamente essa taxa. As crianças eram expostas e suscetíveis à contrair doenças dos adultos.

Pode ser que nos dias atuais não seja tão fácil, mas em comparação a Idade Média, vivemos muito bem. Mas o artigo de hoje é focado nos bebês, aqueles seres indefesos que vem ao mundo sem saber como vai ser. Veja quais eram as dificuldades enfrentadas por eles naquela época.

O nascimento

Quando o bebê nascia, era inicialmente lavado com água morna e seu corpo massageado com óleo de rosas ou manteiga para evitar doenças. Posteriormente, os bebês eram enrolados em diversas camadas de panos, chamados de “roupas de parto”, que funcionavam como ataduras mantendo eles com todos os membros esticados, porque acreditam-se que só assim são as pernas e braços poderiam ser normais.

Amamentação

As famílias com maior poder aquisitivo contratavam mulheres para amamentar seus filhos. Essa escolha era feita por aquele que tinha o interesse de que a esposa engravidasse novamente o mais rápido possível, pois se ela estivesse amamentando, eles acreditavam que a mulher poderia ficar infértil. Para contratar a ama certa, era necessário que ela já tivesse pelo menos um filho. Para as mulheres que já não dispusessem de uma boa condição financeira, a opção era de elas mesmas amamentarem seus filhos. Os bebês eram desmamados entre 1 e 2 anos de idade.

Primeiro ano de vida

A vida dos bebês era limitada ao berço e só saia dele para ser banhado e amamentado, o que era raro. A maior preocupação dos pais era de que a criança pudesse adquirir algum tipo de doença, então, as salas onde os bebês ficavam tinham que ser completamente limpas, distante de qualquer possível doença. Os bebês pobres eram deixados o tempo todo no chão ao redor da saia da mãe ou no colo. Não era habitual vestir os bebês em dias quentes, sendo assim, ficavam a maior parte do tempo nus.

idade media banho nos bebes

Brinquedos

O brinquedo mais comum nessa época eram os chocalhos. Os pais acreditavam que o chocalho era um tipo de objeto que protegia os seus filhos devido ao barulho, além disso, eles acreditavam que o barulho afastaria o bebê dos maus espíritos e das doenças. Esses brinquedos eram feitos de acordo com a condição financeira da família. Tinha chocalhos de ouro, prata, bronze e de madeira. O chocalho ficava pendurado no pescoço do bebê o tempo todo.

As meninas, quando adquiriam um certa idade brincavam de bonecas e coisinhas de cozinha, pois era fundamental que elas aprendessem a cuidar da boneca para estimular a maternidade e com as coisas de cozinha para aprenderem como ser uma dona de casa. Já os meninos brincavam com tinteiros e penas, coisas que as meninas não podiam brincar. Também existiam cata-ventos, cavalinhos de paus e outros.

FONTE: Listverse
VEJA ESSES ARTIGOS TAMBÉM:

Deixe seu comentário

Clique aqui para deixar um comentário