Artigos Blogueiros Plugins Wordpress

Como baixar,instalar e configurar o plugin WP Super Cache no WordPress

Como baixar,instalar e configurar o plugin WP Super Cache no WordPress

1. Wp Super Cache

Olá pessoal, irei ajudá-los a instalar e configurar o WP Super Cache. Para quem não conhece o WP Super Cache ele ajuda seu blog a ficar mais leve, consequentemente melhor navegabilidade no seu blog, um dos fatores importantes para se atrair mais visitas. Esse´e um dos aspectos que o Google utiliza para a classificação do seu blog, porém muitos desconhecem essas vantagens, resumidamente, um plugin essencial para o seu blog.

Num servidor compartilhado o uso da cache é quase que imprescindível (há não ser que você receba poucas visitas), para reduzir a probabilidade de o seu blog vir sofrer uma sobrecarga. Mas não basta instalar o WP Super Cache é necessário configura-lo para optimizar a cache e aumentar as vantagens de seu uso.

2. Requisitos para a instalação

Antes da instalação verifique se o Apache do seu servidor tem instalado o mod mime e mod rewrite. Também os permalinks de seu blog devem estar configurados para “Estrutura personalizada” em URL amigável, tipo “/%category%/%postname%”. Caso contrario o plugin vai falhar!

3. Como baixar instalar o plugin

O WP Super Cache está disponível no site oficial do WordPress, ou então na seção de plugins do seu blog, para adiciona-lo pelo painel de administração, basta acessar o seu painel  (www.seudominio.com/wp-admin). Vou mostrar duas formas de como instalar o plugin:

  1. vá na opção do menu Plugins;
  2. depois Adicionar novo (Add new);
  3. na caixa de busca, escreva WP Super Cache, normalmente é o primeiro da lista;
  4. clique em instalar e pronto seu plugin já estará instalado.

Essa é a forma mais simples,fácil e rápida.

A segunda opção é pelo FTP, veja como:

  1. Baixe o Plugin WP Super Cache, depois de fazer o download do plugin
  2. descompacte o arquivo;
  3. envie a pasta “wp-super-cache” para o seu servidor com um FTP, eu utilizo o FileZilla-Client;
  4. agora vá no seu painel de administração;
  5. clique na opção Plugins instalados;
  6. depois ativar plugin e pronto.

4. Ativar e Configurar o WP Super Cache

Para ativá-lo, você vai procurar o menu do lado esquerdo em “Opções”  e clique no WP Super Cache. Vocé irá ver a opção na aba “Easy” e marque “Caching on (recommended)” e clique em “Update Status”, conforme a imagem abaixo:

5. Configurar o WP Super Cache

Para começar a configuração, vá a aba Advanced, algumas das opções abaixo já vem por padrão selecionadas, caso não, selecione todas as abaixo informadas:

  1. Cache hits to this website for quick access.
  2. Use mod_rewrite to serve cache files. (Aqui você terá que ver se seu servidor suporta esta configuração, caso contrario, utilize o Use PHP to serve cache files).
  3. Compress pages so they’re served more quickly to visitors. (Recommended).
  4. Don’t cache pages for known users. (Recommended)
  5. Cache rebuild. Serve a supercache file to anonymous users while a new file is being generated. Mobile device support. (Recommended);
  6. Mobile device support. (esse é opcional)

Após selecionar todas as opções, clique no botão “Update Status” e irá aparecer uma caixa com o fundo amarelo, conforme figura abaixo:

wp-super-cache11

No final da caixa de fundo amarelo é solicitado permissão para adicionar as regras ao seu arquivo .htaccess. Clique em “Update Mod_Rewrite Rules” , e se tudo estiver correto a caixa ficará verde.

6. Expiry Time & Garbage Collection

O interessante desse plugin é conservar cópias estáticas das páginas dinâmicas do seu blog, para que toda vez que seu blog é acessado processar o PHP e consultar o banco de dados MySQL.

A escolha de um tempo maior é importante para a conservação dos dados do cache por um período longo. Em Expiry Time & Garbage Collection, logo abaixo da tela verde, escreva um número tipo 9999999, para que o plugin conserve os dados do Cache o maior tempo possível, conforme imagem abaixo:wp-super-cache3

Pronto o plugin WP Super Cache já está instalado, configurado e pronto para funcionar corretamente. Sendo assim para uma boa otimização do cache de seu blog, se por algum motivo seu site não funcionar verifique as configurações novamente ou desinstale o plugin.

Este Plugin é dos melhores Plugins do gênero ou até mesmo o melhor, ele é realmente muito poderoso.

Espero ter ajudado!

 

ESTÁ DIFÍCIL ACOMPANHAR TODOS OS ARTIGOS?
Receba diretamente em seu e-mail, um resumo com os novos artigos.

2 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Ótimo artigo! Você usa esse plugin? Tenho usado há poucos dias, e percebo que ele não atualiza uma modificação numa página ou post. É normal isso?

    • Bom dia Fábio,

      Utilizo sim, caso você esteja efetuando modificações você terá que desativá-lo para ver as alterações, caso contrário, ele te mostrará a página conforme o cache, após todas as modificações ative-o.

      Att,
      Webtudo.net

REDES SOCIAIS

Parceiro