As profissões mais perigosas e arriscadas do mundo

Você nem faz ideia de quantas profissões no mundo oferecem riscos recorrentes, por isso reunimos aqui uma lista das profissões mais perigosas do mundo.

1. Eletricistas de linhas de alta tensão vindo de helicópteros

Esses profissionais de risco vão para o trabalho em um helicóptero. Mas aí você se pergunta. Como assim? Um helicóptero deixa esses profissionais em cima dos fios de alta tensão sob grandes alturas e lá eles efetuam as manutenções necessárias nos fios.

Eles são profissionais especialmente treinados e bem protegidos por luvas e roupas especiais, além de outros EPI’s, para sua completa segurança.

2. Lenhador

Os profissionais dessa área se submetem ao risco quando trabalham em locais montanhosos, pois corre o risco de ocorrer rolamento de pedras ou os próprios troncos podem rolar mais facilmente em cima de alguém. .

3. Pedreiros de edificações altas

Milhões de profissionais da construção civil trabalham em grandes alturas, porém, nem todos utilizam os EPIs adequados, o que os coloca entre as principais profissões de risco.

Além das edificações mega altas, como por exemplo as de Dubai, pode-se encontrar grandes riscos também na construção de grandes pontes, túneis gigantescos, entre outros.

Estudos apontam que, ao menos nos EUA, as quedas são a principal causa mortis desses profissionais.

construção civil nas alturas

4. Mineiros

O acidente que ocorreu no Chile ficou marcado para sempre, onde 374 mineiros ficaram debaixo da terra por longos dois meses.

Os riscos de acidente nessa profissão é eminente e com altos índices de acidentes de trabalho, sendo muitos deles, fatais.

5. Motoboys

Em todo o Brasil eles somam mais de 1 milhão, sendo 500 mil só em São Paulo. Diariamente enfrentam trânsitos super carregados e intensos, onde correm um alto risco de sofrerem acidentes fatais, ou aqueles que podem deixar grandes sequelas.

Cerca de 65% dos acidentes de trânsito no Brasil envolvem motos. A profissão muitas vezes exige agilidade, pois entrega de mercadorias, documentos são seus objetivos, e muitos deles ganham por produção, o que faz com que a profissão se torne cada vez mais perigosa, pois eles correm contra o tempo.

O ideal é nunca deixar de utilizar os equipamentos corretos para proteção, como os capacetes com dispositivos retrorreflexivos, proteção para motor e pernas e antena corta-pipa, o que já ajudaria a evitar grande parte dos acidentes, ou pelo menos amenizar boa parte deles.

6. Motoristas de caminhão em áreas intensas de neve

Esses profissionais precisam de muita habilidade e atenção, pois os riscos de tombar o caminhão, sair da pista, cair em ribanceiras e penhascos são enormes. É uma profissão muito arriscada.

7. Limpadores de janelas de arranha-céus

Muitos limpadores de janelas não possuem as condições adequadas para exercer a função, por isso traz grandes riscos ao profissional. Grandes arranha-céus, como os de Dubai e suas condições de trabalho ainda é um tema de discussão e polêmica no país.

Muitos desses prédios chegam a ultrapassar os 30 andares, e por diversos fatores, nem todos utilizam os EPIs corretamente, o que torna essa profissão parte da lista das mais arriscadas do mundo

8. Bombeiros

Os bombeiros enfrentam um trabalho difícil todos os dias, protegendo e salvando as pessoas de incêndios e se expondo a perigos e até a morte. Os homens e mulheres corajosos que formam os nossos corpos de bombeiros enfrentam uma série de riscos à saúde.

9. Treinador de leões

Essa é uma profissão de alta periculosidade, pois esses animais são muito imprevisíveis. Apesar de todo treinamento, adestramento, nem sempre o animal age de acordo com o que você imagina, podendo muitas vezes mudar repentinamente seu humor e atacar uma pessoa. Muitas vezes esse ataque pode ser fatal, por isso é considerada uma profissão de alto risco.

10. Dublês de filme de ação

Existe o dublê de corpo e o dublê de ação. É uma profissão de alto risco, pois atua em cenas normalmente muito perigosas, onde é necessário que a pessoa salte de locais altos, caiam de escadas, sejam atropeladas, entre outros tipos de acidentes convencionais de filmes de ação. Por mais que esses dublês utilizem os equipamentos de proteção, nem sempre são totalmente eficazes, pois os riscos são altíssimos.

11. Pescadores

Aqueles pescadores que passam longas datas em alto mar, enfrentando enormes tempestades, ventos fortes, baixas temperaturas ou muito sol configuram profissionais de risco. É consideravelmente alta a taxa de mortalidade nesse tipo de serviço, que pode até mesmo não ser regulamentado.

12. Correspondentes de guerra

O profissional noticiar dentro de um país em guerra é uma das profissões mais perigosas e arriscadas do mundo. Imagine o profissional dentro da zonas de extremo risco, onde o país vive uma guerra constante, e onde corre o risco de sequestro, roubo, violência, ataques a bombas, dentre outros que não podem ser previstos.

13. Polícia

Por mais que exista todo tipo de treinamentos antes de iniciarem sua atividade efetiva, ser um profissional dessa área é uma das profissões mais ariscadas do mundo, pois você atua para combater os mais diversos tipos de criminosos, e por mais que tenham tido o treinamento, sempre aparecem situações inusitadas e de grandes riscos.