Curiosidades Mistérios Religião

As mais estranhas sociedades secretas

Ao longo da história tem se formado muitas sociedades secretas e devido o acesso irrestrito à informações sobre essas sociedades, os curiosos tentam ao longo do tempo decifrar suas crenças, porém os mitos surgem e levantam diversas teorias sobre as sociedade, mas que na verdade ninguém sabe ao certo como elas realmente funcionam.

1. Skull and Bones

A Ordem da Caveira e Ossos, foi fundada em 1832 criada pela sociedade da Universidade de Yale, conhecida como a Irmandade da Morte. É uma das mais antigas sociedades secretas de estudantes nos Estados Unidos e está aberta a apenas uma pequena elite. A sociedade utiliza rituais inspirados nos métodos maçônicos. Membros se reúnem toda quinta-feira e domingo de cada semana em um prédio que eles chamam de “Tomb”.

Segundo a chefe dos arquivistas da Biblioteca da Universidade de Yale, os nomes dos membros não eram mantidos em segredo até a década de 1970, porém os rituais sempre foram. O ex-presidente Bush era membros da sociedade na época em que estudava na Universidade de Yale.

Skull and Bones

2. Maçonaria – Maçons 

O Grande Loja Maçônica foi criada em 1717, quando quatro pequenos grupos se uniram. Os níveis no início eram apenas o primeiro e segundo grau, porém na década de 1750 foi criado o terceiro grau, que causou uma divisão no grupo. Quando uma pessoa chega ao terceiro grau, eles são chamados de um Mestre Maçom.

Os Maçons realizam suas reuniões regulares em um estilo ritualizado. Isto inclui muitas referências a símbolos arquitetônicos, como o compasso e o esquadro. Eles se referem a Deus como “O Grande Arquiteto do Universo”. Os três graus da Maçonaria são: 1: Aprendiz, isso faz de você um membro de base do grupo. 2: Fellow Craft, este é um grau intermediário em que você está destinado a aprofundar o conhecimento da Maçonaria. 3: Mestre Mason, este grau é necessário para a participação na maioria das atividades maçônicas.

Maçons usam sinais e apertos de mão para ganhar a admissão às suas reuniões e para se identificar com outros que possam ser maçons. Os sinais e apertos de mão, muitas vezes diferem de uma jurisdição a outra e muitas vezes são alterados ou atualizados. Isso protege o grupo de pessoas que tentam entrar na maçonaria com falsos pretextos. Os maçons também usar roupas estilizados baseadas nas roupas usadas na Idade Média. O mais conhecido deles é o avental.

Para se tornar um maçom, você tem que ser recomendado por um outro. Em alguns dos casos você tem que ser recomendado pelo menos três vezes para conseguir entrar. Você tem que ter pelo menos 18 anos de idade. Muitas religiões desaprovam a adesão dos maçons, e a Igreja Católica Romana proíbe católicos de se juntar aos maçons sob pena de excomunhão.

maconaria

3. Rosacruzes

Acreditam-se que a ordem Rosacruz foi uma ideia vinda de um grupo de protestantes alemães no ano de 1600, quando uma série documentos foram publicados: Fama Fraternitatis Rosae Crucis, Confessio Fraternitatis e O Casamento Alquímico de Christian Rosenkreutz no ano de 1459. Os documentos foram tão amplamente lidos e influentes, que o historiador Frances Yeats refere-se ao século 17 como a Rosacruz Iluminismo. O primeiro documento narra a história de um misterioso alquimista (Christian Rosenkreuz) que viajou para várias partes do mundo agregando conhecimentos. O segundo documento fala de uma irmandade secreta de alquimistas que estavam se preparando para mudar a cara da política da Europa. O terceiro documento descreve o convite de Christian Rosenkreuz para assistir e participar do casamento de um rei e de sua rainha no castelo dos Milagres.

Os atuais membros da Ordem Rosacruz afirmam que suas origens são muito mais antigas do que esses documentos. Os autores dos documentos parecia favorecer fortemente o luteranismo e incluir condenações da Igreja Católica. Rosicrucianismo teve uma forte influência sobre a Maçonaria e, de fato, o grau 18 do Rito Escocês da Maçonaria é chamado de Cavaleiro da Rosa Croix (cruz vermelha), sendo então, possui duas divisões principais, uma é a mistura do cristianismo com os princípios da Rosacruzes, e o outro é semi-maçônica.

PENTAX Image

4. Ordo Templi Orientis

A OTO (Ordem dos templos do Oriente) é uma organização que foi originalmente modelado sobre a Maçonaria, mas, sob a liderança do auto-denominado “Grande Besta” Aleister Crowley, baseando-se nos princípios de seu sistema religioso chamado Thelema, onde gira em torno de uma única lei: “Fazeis o que tu queres, há de ser tudo dentro da lei, o amor é a lei, amor sob vontade” [1904]. A associação é baseada em graus de iniciação e rituais são muito utilizados. A OTO afirma atualmente possuir mais de 3.000 membros em todo o mundo.

O ritual é muito estilizado e usa sacerdotisas virgens, crianças e padres. Muitos Deuses egípcios antigo são invocados, bem como o Diabo, e em um certo ponto a sacerdotisa realiza o ritual nu.

Ordo Templi Orientis

5. Hermética Ordem da Golden Dawn

A ordem da Golden Dawn foi criado pelo Dr. William Robert Woodman, William Wynn Westcott, e Samuel Liddell MacGregor Mathers. Todos os três eram maçons e membros da Sociedade Rosicrucianismo em Anglia (uma organização com laços com a Maçonaria). É considerado por muitos como um precursor da Ordo Templi Orientis e a maioria dos grupos ocultistas modernos.

O sistema de crença da Golden Dawn é largamente tomado de misticismo cristão, Cabala, Hermetismo, a religião do antigo Egito, a Maçonaria, a Alquimia, a Teosofia, Magia, e os escritos da Renascença.William Yeats, e Aleister Crowly são dois dos mais famosos membros do grupo.

Os documentos fundamentais da ordem foram traduzidos para o Inglês usando uma cifra atribuída a Johannes Trithemius. Os documentos são uma série de 60 fólios contendo rituais de magia. A estrutura básica de muitos destes rituais parecem ter origem com rosacrucianismo. Há uma grande controvérsia em torno das origens destes documentos.

Hermetica Ordem da Golden Dawn

6. Os Cavaleiros Templários

Os Cavaleiros Templários (nome completo: A United religiosos, militares e maçônicas Ordens do Templo e de S. João de Jerusalém, Palestina, Rodes e Malta) é um moderno off-shoot da Maçonaria e não tem uma ligação direta com os Cavaleiros originais Templar – um grupo militar religiosa formada no século 12. Os membros da Ordem dos Templários maçônicos não reivindicamos uma conexão direta com o grupo medieval, mas apenas um empréstimo de idéias e símbolos.

Para se tornar um membro deste grupo, você já deve ser um Mestre Maçom cristã. Esta organização, é distinto, e não é apenas um maior grau de Maçonaria. Apesar aviso geral da Maçonaria que ninguém organização maçônica reivindica uma herança direta com o medieval Cavaleiros Templários, certos graus e ordens são, obviamente, modelado segundo a Ordem medieval. Estes são melhor descritas como “ordens comemorativas” ou graus. No entanto, apesar das negações oficiais da fraternidade, alguns maçons, não-maçons, e até mesmo anti-maçons insistir que certos ritos maçônicos ou graus originalmente tinha influência direta dos Templários.

Os Cavaleiros Templarios

7. Iluminatis

Um movimento de pensadores livres foi o ramo mais radical do Iluminismo – cujos seguidores deram o nome de Illuminati (mas que se chamavam “Perfectibilists”). Foi fundada em 01 de maio de 1776 em Ingolstadt (Alta Baviera), pelo jesuíta Adam Weishaupt, sendo então conhecidos como os Illuminati da Baviera. Embora não estando legalmente autorizado a funcionar, muitos intelectuais influentes políticos progressistas se ofereceram para se tornarem membros, pois, mesmo que houvessem alguns maçons conhecidos na composição, esses influentes homens não foram aprovado pela Maçonaria. Os Iluminatis não exigia uma crença em um ser supremo, sendo então popularmente conhecido entre os ateus. 

Pânico interno sobre a sucessão de um novo líder, e as tentativas do governo de proibir o grupo fizeram com que o movimento entrasse em colapso no final de 1700. Apesar disso, os teóricos da conspiração, como David Icke e Penre, têm argumentado que os Iluminatis da Baviera sobreviveram, possivelmente, até hoje, embora existam poucas evidências confiáveis de que o grupo de Weishaupt sobreviveu até o século 19. Foi sugerido que o Clube Caveira e Ossos é um ramo americano dos Iluminatis.

Muitas pessoas acreditam que os Iluminatis ainda está operando e gerenciando as principais ações dos governos do mundo. Acredita-se que eles desejam criar um Governo Mundial com base em princípios humanistas e ateus.

os-iluminatis

8. O Clube de Bilderberg

Este grupo é um pouco diferente dos outros, pois não tem uma adesão oficial. É o nome dado a um grupo de pessoas altamente influentes que se reúnem todo ano em segredo (e geralmente com forte segurançamilitar e patrocinado pelo governo). Os temas abordados são mantidos em segredo. A estrutura das reuniões é o de uma conferência – geralmente realizadas em hotéis de cinco estrelas em todo o mundo. O comparecimento à está reunião é estritamente apenas por convite. A primeira reunião teve lugar em 1954, no Hotel Bilderberg na Holanda, sendo assim nomeados como o Clube de Bilderberg.

A reunião original foi iniciada por várias pessoas, sendo o emigrante polonês e conselheiro político, Joseph Retinger, que estava preocupado com o crescimento do antiamericanismo na Europa Ocidental, então propôs uma conferência internacional na qual os líderes dos países europeus e os Estados Unidos seriam reunidos com o objetivo de promover a compreensão entre as culturas dos Estados Unidos da América e da Europa Ocidental.

Embora a agenda e a lista de participantes sejam abertas ao público, o conteúdo abordado não é, sendo mantidos em segredo e os que participaram da reunião se comprometem a não divulgar o que foi discutido. 

Dizem que este grupo está constantemente rodeado por teorias da conspiração e controvérsia.

O Grupo Bilderberg

9. O Priorado de Sião

Após a publicação do Código Da Vinci, de Dan Brown, foi criado um grande interesse no Priorado de Sião. Infelizmente para aqueles que desejam juntar-se ao Priorado não será possível, pois O Priorado de Sião foi uma farsa criada em 1956 por um pretendente ao trono francês, Pierre Plantard. Muitas pessoas ainda continuam a acreditar que o Priorado existe e funciona até hoje.

Os autores do conhecido livro, The Holy Blood e do Santo Graal, declarou:

1. O Priorado de Sião tem uma longa história a partir de AD 1099, e teve ilustres Grandes Mestres, incluindo Isaac Newton e Leonardo da Vinci.
2. A ordem protege certos requerentes reais porque eles acreditavam que foram descendentes literais de Jesus e sua suposta esposa Maria Madalena, ou, pelo menos, do rei David.
3. O priorado visa a criação de um “Sacro Império Europeu”, que iria se tornar a próxima próxima potência a inaugurar uma nova ordem mundial de paz e prosperidade.

O Priorado de Siao

10. Opus Dei

Opus Dei é uma organização da Igreja Católica, que enfatiza a crença católica de que todos são chamados à santidade e que a vida cotidiana é um caminho para a santidade. Os celibatários e assistentes vivem em centros especiais, enquanto os associados são membros celibatários que vivem em suas casas particulares. A ordem foi fundada na Espanha em 1928 pelo padre católico romano Josemaria Escrivá, com a aprovação do Papa Pio XII.

Quando o Código Da Vinci de Dan Brown foi publicado, alegou-se que o Opus Dei era uma organização secreta dentro da Igreja, cujo objetivo era derrotar o Priorado de Sião e os que procuravam descobrir a “verdade” sobre o cristianismo e a suposta linhagem real de Cristo. Fora do livro, tem existido uma grande controvérsia sobre o Opus Dei por causa da severidade de sua estrutura religiosa.

A Igreja Católica proíbe as sociedades secretas e participação nelas, e os investigadores do Opus Dei dizem que a organização está agindo em segredo para promover uma agenda sinistra.

Opus Dei

11. Sociedade Thule

Inicialmente chamado de “O Grupo de Estudo da Antiguidade Germânica”, a Sociedade de Thule é uma organização secreta formada em Munique, Alemanha, principalmente criada para atribuir o poder à Alemanha depois de sua derrota na Primeira Guerra Mundial e da queda do Tratado de Versalhes. Seu nome foi derivado de um país fictício do norte da mitologia grega, Thule. Desde 1917, as pessoas que procuram tornar-se membros desta sociedade secreta foram obrigados a passar por uma “declaração de sangue” antes de serem admitidos.

sociedade-thule

12. Os Filhos da Liberdade

Os Filhos da Liberdade era constituído por um grupo de patriotas americanos que se originaram nas colônias britânicas da América do Norte. O grupo foi formado para proteger os direitos dos colonos e para tomar as ruas contra os impostos abusivos do governo britânico. Eles foram mais conhecidos após a realização do Boston Tea Party em 1773, o que levou os intoleráveis atos a uma repressão intensa pelo governo britânico, contra a mobilização dos Patriotas.

Os Filhos da Liberdade

13. A Ordem Leal de Moose

Fundada em 1888 pelo escocês Dr. Wilson, A Ordem Leal de Moose dedica-se ao fornecimento de benefícios de saúde para os seus membros. A organização passou por tempos difíceis no século 20 depois de ter perdido a maioria de seus membros, mas um homem chamado James Davis conseguiu recompor a Ordem e ajudou Moose a conquistar novos membros e estabeleceu uma próspera rede em todo os Estados Unidos.

A Ordem Leal de Moose

14. Irmandade PEO

Uma organização de mulheres com cerca de 250.000 membros nos Estados Unidos e Canadá, A Irmandade PEO iniciou-se em em 21 de janeiro de 1869 para fornecer oportunidades à educação para todas as mulheres que faziam parte da Irmandade em todo mundo. A sociedade é conhecida por ser a segunda fraternidade com mais integrantes já formada nos Estados Unidos. Atualmente sediada em Iowa, Canadá, Irmandade PEO mantém as suas tradições em sigilo, mesmo depois de sua campanha, no século 20 para falar abertamente sobre a sociedade.

PEO Sisterhood

15. Cavaleiros de Colombo

Os Cavaleiros de Colombo é a maior rede de homens católicos juntos com suas famílias em todo o mundo. Fundada em 1882, a maioria dos rituais desta organização são baseados na Maçonaria. Hoje ele tem mais de 11.000 conselhos de todo o mundo e se orgulha das apólices de seguros que oferecem para seus membros.

Cavaleiros de Colombo

ESTÁ DIFÍCIL ACOMPANHAR TODOS OS ARTIGOS?
Receba diretamente em seu e-mail, um resumo com os novos artigos.

REDES SOCIAIS

Parceiro