As baleias já tiveram dentes afiados como dos leões

baleia

Antigamente, as baleias tinham dentes extremamente afiados, tanto que elas eram carnívoras

A subordem Mysticeti compreende os maiores cetáceos, conhecidos popularmente por baleias ou rorquais. Alguns membros da subordem dos Odontoceti também podem ser chamados de baleias, como é o caso da baleia-branca e das baleias-bicudas. As baleias são os maiores mamíferos que vivem no planeta Terra.

De acordo com estudiosos da bíblia, os mesmos acreditam que Jonas tenha sido engolido por uma baleia, mas que não se passava de um acidente. Os dentes de baleia agem como uma peneira que filtra toneladas de águas que são ingeridas e segundo a lenda, Jonas teria escorregado de alguma forma e parado dentro da baleia.

Fóssil encontrado

Mas nem sempre foi assim, porque recentemente um estudo de especialistas da Universidade de Monash, na Austrália, revelaram que os ancestrais dos cetáceos atuais eram animais que tinham dentes e caçavam, de acordo com um fóssil de baleia encontrado no sul Peru e datado com 36.4 milhões de anos revelou que os antepassados das grandes baleias de hoje tinham dentes e caçavam, indicou um estudo na quinta-feira.

Para chegar à essa conclusão, os pesquisadores usaram tecnologia 3D para reconstruir como eram os primeiros dentes das baleias a partir de peças fósseis que foram preservadas no decorrer dos anos. E acabaram descobrindo que estes animais tinham os dentes tão afiados quanto os dentes dos leões, ou seja, eram animais carnívoros e grandes predadores.

baleia com dentesOs realizadores do estudo explicam que os animais alimentados por peneira têm dentes sem corte, enquanto os carnívoros têm dentes muito afiados. Isto mostra que, no passado, as baleias eram animais carnívoros e se alimentar da sua forma atual foi apenas uma forma de se adaptar, uma vez que estes animais perderam esse tipo de dentes no decorrer dos anos.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Curta nossa página

Parceiro

O Super Curioso