As 5 coisas que não se deve fazer depois de comer

refeicao

Recomendações médicas do que você pode ou não fazer após cada refeição. Uma coisa é certeza, a maioria não se atenta à detalhes e adora comer em frente a TV, e também existem aquelas que tomam banho logo após a refeição, mas será que seria somente mitos, ou realmente faz mal? Veremos aqui a lista das 5 coisas que normalmente fazemos após as refeições, mas que não é recomendado.

1. Dormir

Dormir após a refeição deve ser evitado ao máximo, pois esse ato faz com que seu estômago faça digestão durante a noite, o que acarreta desconforto, inchaço e padrões de sono estranhos.

Segundo uma pesquisa realizada na University of Ioannina Medical School, pessoas que esperam a realização da digestão antes de dormirem são menos propensas a ter um acidente vascular cerebral. O ideal é comer até um certo horário, e após, esperar algumas horas antes de dormir.

dormir apos a refeicao

2. Fumar

O hábito de fumar após cada refeição é muito comum entre os fumantes. Se você for fumante, evite fumar depois de comer, pois a nicotina presente nos cigarros se liga ao excesso de oxigênio que é necessário na digestão, que então permite que seu corpo absorva mais carcinógenos do que o normal. Segundo alguns especialistas, fumar logo após uma refeição é o mesmo que fumar dez cigarros de uma só vez. Também aumenta o risco de câncer de intestino e pulmão.

fumar apos a refeicao

3. Tomar banho

Quando tomamos banho, nossos corpos aumentam o fluxo sanguíneo para alcançar as mãos, pernas e corpo, o que diminui a quantidade de fluxo de sangue para o estômago. Isso enfraquece o sistema digestivo, fazendo com que ele se torne ineficiente, o que pode causar dores de estômago.

tomar banho apos a refeicao

4. Comer frutas

Esse é uma das coisas que provavelmente você nem fazia ideia de que não podia fazer. Mas vamos para a explicação de especialistas. Quando você come uma fruta logo após a refeição, existem enzimas e açucares que necessitam de um certo tempo para serem absorvidos completamente pelo corpo, e se você a come logo a refeição, a fruta permanece no estômago por um período de tempo e apodrece no intestino, portanto, o ideal é que a pessoa coma frutas quando está com o estômago vazio. Isso pode causar indigestão, azia, arrotos e outros desconfortos.

comer frutas

5. Beber chá

O ácido tânico no chá liga-se a proteína e ferro em nossos alimentos, consequentemente, impedindo nossos corpos de colherem os benefícios de digeri-los, o que interfere na absorção de ferro e diminui a quantidade necessária. Pouco ferro no organismo pode desencadear anemia, uma deficiência de glóbulos vermelhos no sangue, que, em seguida, provoca fadiga extrema, fraqueza, pele pálida, dor no peito, tontura, mãos e pés frios, unhas frágeis e falta de apetite.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

REDES SOCIAIS

Parceiro