As 30 fotos impressionantes da maior cidade fantasma da América

Bodie é uma cidade fantasma que fica localizada no estado norte-americano da Califórnia, no condado de Mono. A cidade é considerada uma referência histórica nacional e um importante local turístico da região de Serra Nevada.

Essas cidades fantasmas são comuns no oeste dos Estados Unidos, tanto que existem aproximadamente 6 mil cidades que se encontram no estado de abandono. Elas foram construídas na época em que as pessoas faziam grandes corridas por metais preciosos, como a prata e ouro, mas na medida em que esses preciosos materiais acabavam as pessoas se mudavam e Bodie não ficou de fora.

Apesar de estar entre essas cidades que foram abandonadas após o fim das explorações, Bodie representou uma exceção, pois cerca 5% das estruturas, mesmo sendo construídas de madeira, conseguiram sobreviver as mudanças de clima, ao vandalismo e aos incêndios.

Início da cidade

Tudo se iniciou quando o garimpeiro W.S. Bodey descobre ao sul da Califórnia em 1859 algumas pepitas de ouro. Bodey acabou vítima de uma tempestade de neve e como legado deixou seu nome no pequeno vilarejo. Inicia assim uma lenda do Velho Oeste.

Mas, 20 anos depois, a Standard Company descobre uma ótima oportunidade na zona e instala em Bodie uma de suas sedes: daquele momento as casas de madeira começam a crescer como fungos. Em 1879 a cidade contava com 10 mil habitantes e representava o segundo centro urbano da Califórnia depois de Los Angeles. A fortuna de Bodie durou pouco e em poucos anos foi abandonada e esquecida.

Hoje, uma pequena parte dessas casas se mantem intactas onde se tornou um ponto turísticos. Os objetos que continham nas casas ainda permanecem inteiros, mesmo após passar cerca de um século, dando a impressão que os ex moradores teriam fugido repentinamente de suas próprias casas.

O local foi designado, em 15 de outubro de 1966, um distrito do Registro Nacional de Lugares Históricos, bem como, em 4 de julho de 1961 um Distrito Histórico Nacional. Em 8 de agosto de 1939 foi designado um Marco Histórico Nacional na Califórnia.

Foto: Rafael Latorre
FONTE: Wikipédia / Imagens: Lugares Esquecidos
VEJA ESSES ARTIGOS TAMBÉM: